
Mais buscados: MeI Credito sei Boas Praticas consultoria

Da Redação

Porto Alegre – O 2º Seminário das Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul foi realizado nessa quinta-feira, 19, no Hotel Continental, em Porto Alegre. O evento buscou apresentar as tendências do segmento e os resultados do primeiro ano de projeto dedicado às pequenas empresas cervejeiras, promovido do SEBRAR/RS, e lançar a edição 2016/2017.
A iniciativa foi desenvolvida para estimular um segmento ainda considerado novo no Brasil, o das cervejas artesanais. As atividades desenvolvidas desde janeiro de 2015 geraram informações para o segmento e desenvolveram ferramentas para estimular a gestão dessas empresas, que tiveram diversas oportunidades para comercializar os seus produtos. Conforme explica a gestora do projeto Desenvolver as Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul, Francine Oliveira Danigno, “reuniões mensais, rodadas de negócios e capacitações são muito importantes para que eles aprimorem cada vez mais a gestão dos seus negócios”, conta. Atualmente 44 microcervejarias são atendidas em todo o Estado.
Além da apresentação dos resultados, a programação teve cases de sucesso no segmento. As empresas Solerun, Irmãos Ferraro, Malvadeza e Brasserie 35 apresentaram a sua trajetória de sucesso. Rodrigo Ferraro conta que a sua cervejaria – a Irmãos Ferraro – foi oficializada em 2012. “Já trabalhávamos desde 2009, mas ainda não éramos profissionais. A instalação da empresa no Polo Cervejeiro Anchieta possibilitou muitos avanços”, ressalta. Este Polo reúne 11 cervejarias, que se beneficiam da proximidade para aquisição conjunta de matéria-prima, troca de informações e, recentemente, um projeto de turismo no local.
Outro destaque no seminário foi o talk show “a importância das cervejarias artesanais no turismo local” que debateu iniciativas para explorar a combinação de visitas guiadas e degustação. Participaram representantes das microcervejarias Edelbrau, Seasons, Heilige e Gram Bier. No evento também ocorreu o reconhecimento de nove empresas do projeto por meio de três categorias. “Maior pontuação no diagnóstico de competitividade MPE Brasil, maior participação no projeto e o destaque empreendedores do ano, que reconheceu os empresários que se destacaram por atividades que melhoram e consolidam o segmento cervejeiro”, antecipa a gestora Francine Oliveira Danigno.
Confira a relação dos premiados:
– Destaque Participação:
• Cervejaria Maria Santa;
• Cervejaria Babel;
• Horst & Biermann Cervejaria Artesanal
– Destaque em Gestão:
• Távola Cervejaria;
• Cervejaria Urwald
– Empreendedores do Ano:
• Cervejaria Elementum
• Cervejaria Tupiniquim
• Cervejaria Heilige
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.