Mais buscados: MEI credito Sei boas praticas consultoria
Da Redação
Porto Alegre – O 2º Seminário das Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul foi realizado nessa quinta-feira, 19, no Hotel Continental, em Porto Alegre. O evento buscou apresentar as tendências do segmento e os resultados do primeiro ano de projeto dedicado às pequenas empresas cervejeiras, promovido do SEBRAR/RS, e lançar a edição 2016/2017.
A iniciativa foi desenvolvida para estimular um segmento ainda considerado novo no Brasil, o das cervejas artesanais. As atividades desenvolvidas desde janeiro de 2015 geraram informações para o segmento e desenvolveram ferramentas para estimular a gestão dessas empresas, que tiveram diversas oportunidades para comercializar os seus produtos. Conforme explica a gestora do projeto Desenvolver as Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul, Francine Oliveira Danigno, “reuniões mensais, rodadas de negócios e capacitações são muito importantes para que eles aprimorem cada vez mais a gestão dos seus negócios”, conta. Atualmente 44 microcervejarias são atendidas em todo o Estado.
Além da apresentação dos resultados, a programação teve cases de sucesso no segmento. As empresas Solerun, Irmãos Ferraro, Malvadeza e Brasserie 35 apresentaram a sua trajetória de sucesso. Rodrigo Ferraro conta que a sua cervejaria – a Irmãos Ferraro – foi oficializada em 2012. “Já trabalhávamos desde 2009, mas ainda não éramos profissionais. A instalação da empresa no Polo Cervejeiro Anchieta possibilitou muitos avanços”, ressalta. Este Polo reúne 11 cervejarias, que se beneficiam da proximidade para aquisição conjunta de matéria-prima, troca de informações e, recentemente, um projeto de turismo no local.
Outro destaque no seminário foi o talk show “a importância das cervejarias artesanais no turismo local” que debateu iniciativas para explorar a combinação de visitas guiadas e degustação. Participaram representantes das microcervejarias Edelbrau, Seasons, Heilige e Gram Bier. No evento também ocorreu o reconhecimento de nove empresas do projeto por meio de três categorias. “Maior pontuação no diagnóstico de competitividade MPE Brasil, maior participação no projeto e o destaque empreendedores do ano, que reconheceu os empresários que se destacaram por atividades que melhoram e consolidam o segmento cervejeiro”, antecipa a gestora Francine Oliveira Danigno.
Confira a relação dos premiados:
– Destaque Participação:
• Cervejaria Maria Santa;
• Cervejaria Babel;
• Horst & Biermann Cervejaria Artesanal
– Destaque em Gestão:
• Távola Cervejaria;
• Cervejaria Urwald
– Empreendedores do Ano:
• Cervejaria Elementum
• Cervejaria Tupiniquim
• Cervejaria Heilige
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.