Mais buscados: mei credito sei Boas praticas consultoria
Da Redação
Inédito no Rio Grande do Sul, o curso de pós-graduação “Educação Empreendedora 5.0” está com inscrições abertas para sua primeira turma. Oferecida pelo Sebrae RS em parceria com a Escola Superior de Empreendedorismo (ESE) do Sebrae SP, a especialização irá atender uma demanda trazida pelos próprios docentes gaúchos em pesquisa recente elaborada pela organização. As aulas serão realizadas a partir de 8 de outubro em encontros quinzenais às sextas-feiras à noite e aos sábados nos turnos da manhã e da tarde, na Av. Senador Salgado Filho, 135, em Porto Alegre. Os interessados podem obter informações complementares no http://www.conhecimento.sebraers.com.br/lp/especializacao-educacao-empreendedora-5-0.
O curso tem o objetivo de desenvolver competências empreendedoras que agreguem qualidade, inovação e fundamentos de gestão à atuação de professores. O cronograma curricular da pós-graduação possui um total de 360 horas-aulas em um plano de 18 meses. Entre as principais áreas contempladas nos três módulos centrais da especialização estão Desenvolvimento Pessoal, Liderança e Pessoas; Gestão de Projetos Empreendedores; Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à sala de aula, e Transformação do Mercado de Trabalho e Desafios Futuros.
Segundo a Gestora Estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS, Roselaine Monteiro Moraes, a oferta da pós-graduação é resultado de demandas emergentes identificadas no próprio mercado gaúcho da educação. Ela conta que, entre outras ações de planejamento, o Sebrae RS realizou uma pesquisa com professores do Estado em março deste ano para delimitar áreas de interesse e oportunidades de desenvolvimento. ‘‘O curso é baseado em competências identificadas pelos próprios docentes. Acreditamos que o empreendedorismo está relacionado à capacidade de gerar valor para si e para a sociedade por meio do desenvolvimento de competências para solução de problemas reais e complexos”, explica.
Outro fator importante é o fato de a pós-graduação estar alinhada com as competências para o século 21 e as definidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), proposta pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo Roselaine, a expectativa é de que o curso agregue ainda competências fundamentais do dia-a-dia dos professores em áreas que muitas vezes não tiveram oportunidade de aprendizagem durante seus percursos acadêmicos. Assim, atuar de modo empreendedor é um diferencial para professores que desejam gerar transformação na vida de seus estudantes. “Empreendedorismo que transforma é de dentro para fora”, explica. ‘‘Tão fundamental quanto as competências cognitivas, como: planejamento, criatividade e visão, estão as competências socioemocionais como: trabalho em equipe, ética, motivação, perseverança entre outras’’, complementa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.