Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Credito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Uruguaiana prepara plano de implantação de Ecossistema de Inovação

Encontro de lideranças municipais no próximo dia 21 de outubro integra ações do Programa Cidade Empreendedora

atualizado em: 14/10/21

Da Redação

COMPARTILHE

Neste mês de outubro, Uruguaiana dá um passo importante para a criação e fortalecimento do seu ecossistema de inovação. Marcada para o próximo dia 21, uma reunião irá aproximar algumas das principais lideranças locais e agentes de desenvolvimento regional para início das ações do eixo de Inovação do Programa Cidade Empreendedora. Desenvolvida em âmbito estadual pelo Sebrae RS em parceria com o Poder Público, a iniciativa, neste segmento, tem o objetivo de fomentar oportunidades de negócios e o consequente desenvolvimento social, econômico e urbano do município, por meio da consolidação de uma cultura inovadora e da sinergia entre entidades e parceiros estratégicos.

 

O encontro marcado no próximo dia 21/10, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, ocorre a partir das 9h, e irá reunir representantes da chamada Quádrupla Hélice: Poder Público/Sistema S, Instituições de Ensino, Empresários/Entidades de Classes, e Sociedade Civil Organizada.

 

‘‘Será a primeira reunião presencial de uma série de encontros. O propósito é buscar o desenvolvimento da cultura e a implantação do ecossistema de inovação’’, explica o consultor do Sebrae RS, Flaviano Gusmão Júnior. A exemplo do que ocorre em outros municípios gaúchos, em Uruguaiana, as ações do Cidade Empreendedora serão articuladas em parceria com a F2 Gestão Empresarial, empresa que desenvolveu a InovaMUN, metodologia para implantação de Ecossistema de Inovação para cidades que buscam otimizar a conexão entre setor público, empresarial, instituições de ensino e sociedade civil. ‘‘Não existe inovação sem pessoas’’, resume.

 

Previstos para ocorrerem de forma quinzenal, os encontros do Eixo de Inovação do programa irão abordar assuntos como a definição dos agentes de transformação e da matriz de responsabilidades; desenvolvimento da matriz SWOT do Município e do canvas do Ecossistema de Inovação local, definição de métricas e indicadores, execução de plano de sustentabilidade financeira, social e ambiental, dentre outras ações. Além disso, estão previstas missões técnicas para que os participantes do grupo conheçam ambientes como o Instituto Caldeira e o Tecnopuc, em Porto Alegre, dois dos espaços mais relevantes para a cultura empreendedora e de inovação no RS.

 

Sobre o Cidade Empreendedora

 

Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e jovens.

 

Em Uruguaiana, o programa foi iniciado em maio de 2020. Desde então, estão sendo realizadas ações de desburocratização e qualificação de serviços e servidores. Entre outros resultados da iniciativa, ainda no ano passado, a Sala do Empreendedor conquistou o Selo Prata da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) em parceria com o Sebrae RS, que reconhece os esforços de melhoria em empreendedorismo.

 

O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

 

Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br/.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2024

Empreendedorismo e desenvolvimento econômico em foco com a XIII Jornada JucisRS de Interiorização em Santa Maria

SAIBA MAIS

 

17 de Abril de 2024

Workshop do Município do Rio Grande visa aprimorar o Plano Anual de Compras

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: