Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sucessão familiar em propriedades rurais é tema de curso em Roque Gonzales

atualizado em: 20/01/16

Da Redação

COMPARTILHE

Ação do Projeto PISA Noroeste será realizada nos dias 26 e 27 de janeiro

Da Redação

O tema Sucessão Familiar na estará em destaque na região Noroeste (Foto: Banco de Imagens)

Roque Gonzales – A manutenção do jovem no campo é um tema fundamental para planejar o futuro da propriedade rural. Esse é um dos assuntos abordados no Curso Sucessão e Profissionalização nos Negócios Familiares Rurais. A atividade integra o Projeto Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA), uma ferramenta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE-RS). O curso, exclusivo para os participantes do PISA em Roque Gonzales, será realizado nos dias 26 e 27 de janeiro.

A gestora de projetos de Agronegócio do SEBRAE/RS na região Noroeste, Eloisa Muxfeldt Arns, conta que o objetivo principal é orientar o produtor rural para as questões familiares, de sucessão e requisitos legais relacionados à posse das propriedades. “A atividade faz parte do 4º ano do projeto na região e será levada a cada mês para um dos municípios participantes. O primeiro é em Roque Gonzales. Em fevereiro, será em Rolador. Em março, Ubiretama e assim por diante”, explica.

São 16 horas de curso e mais duas horas de consultoria específicas para cada propriedade. O ministrante será o engenheiro agrônomo Flávio Cazarolli. Ele explica que serão abordados dois temas principais: o planejamento da sucessão, com a preparação da chegada dos filhos e da sociedade familiar para receber a nova geração; e o patrimônio, com as questões de planejamento tributário e transferência de bens, entre outras.

Uma das temáticas fundamentais será a permanência do jovem no campo. “É natural que qualquer pai queira que seu filho seja seu sucessor, mas hoje a nova geração tem opções e precisa estar motivada a ficar”, observa Cazarolli. Para o consultor, fatores como renda, vocação natural, participação nas decisões e inovação tecnológica e acesso à internet podem ser fundamentais. “O jovem também quer tempo livre para atividades de lazer e o reconhecimento da família”, complementa. É por isso que o processo de sucessão deve ser pensado desde cedo, promovido pelos próprios pais. “O debate da sucessão é uma das questões mais importantes do meio rural”, conclui.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: