Mais buscados: mei Credito Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – A 105ª edição da maior convenção mundial de varejo, que ocorreu em Nova Iorque entre os dias 17 e 20 de janeiro, superou o debate da competição entre lojas físicas e e-commerce. Em 2016, um dos maiores focos de estudos dos pesquisadores sobre comportamento de consumo e desenvolvimento do comércio foi apresentado, justamente, no fato de que as duas formas de conquistar os clientes devem estar interligadas. Os 14 participantes da missão empresarial organizada pelo SEBRAE/RS em parceria com a FCDL/RS e o Sindilojas Porto Alegre devem trazer inovações ao Estado após a viagem aos Estados Unidos.
A programação do grupo gaúcho nos Estados Unidos, distribuída em seis dias de atividades, incluiu palestras, painéis, demonstrações de tecnologia e visitas técnicas. De acordo com o técnico do SEBRAE/RS responsável pela missão, Fabiano Bassani Zortéa, os empreendedores gaúchos que estiveram no evento, selecionados a partir de Chamada Pública, formaram um grupo diversificado no que diz respeito ao segmento de atuação. “Após o acesso a essa imersão de conhecimento para qualificação das empresas, os empresários elaboram planos de ação, implementam as melhorias nos próximos seis meses e apresentam seus resultados. A transformação de empresas é a nossa principal intenção ao investir em eventos como a NRF”, comenta.
Quanto à disputa das vendas em lojas físicas e virtuais, há dois anos, a NRF já tinha se debruçado sobre as questões que envolvem essa concorrência. “Agora, os pesquisadores estão mais convictos de que não se trata de competição, mas de complementaridade. A loja física estimula o comércio virtual na medida em que torna as marcas mais conhecidas, aumentando o desejo dos consumidores e isso está atrelado a conteúdo, posicionamento e informação relevante para o cliente”, explica Zortéa. Por outro lado, o e-commerce reforça ações de marketing, promoção e relacionamento com as pessoas, aumentando o engajamento dos consumidores.
Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, que também integrou o grupo em Nova Iorque, as visitas técnicas que estavam na programação dos gaúchos confirmaram algumas tendências sobre demonstração dos produtos: “Vimos muito mais valorização em mostrar as mercadorias, melhor organizar a loja, do que altos investimentos em decoração ou pontos de vendas hipervalorizados com estrutura e mobiliários desnecessários”, relata, citando o despojamento com que grandes lojas de Nova Iorque estão tratando suas próprias organizações. “Nem tudo o que aprendemos em missões como a NRF significa um alto investimento a ser feito. Pequenos detalhes em disposição de móveis, às vezes, fazem muita diferença”, ensina.
As visitas técnicas foram em 12 grandes marcas estabelecidas em Nova Iorque: Peloton, Normal, Eden Market, Rebecca Minkoff, Warby Parker, T2, Birchbox, Under Armour, Gansevoort Market, Story, Dover Street e Build a Bear Workshop. Por exemplo, a Peloton, trata-se de um ambicioso projeto que conecta loja e serviço de academia de esportes. Localizada no bairro Chelsea, é autodenominada como startup. Ao vender uma bicicleta ergométrica, oferece o serviço de aula com professor “ao vivo”, porém pela internet com serviço de transmissão por streaming. O custo para assinatura mensal do serviço é US$ 39,00.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.