
Mais buscados: MEI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação

Porto Alegre – Os mais de 137 mil pequenos negócios (MEI, microempresa e pequena empresa) localizados em Porto Alegre já usufruem dos benefícios da implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, formalmente reconhecida nesta quinta-feira, 24 de março, pelo SEBRAE/RS. Em cerimônia realizada no Salão Nobre da Prefeitura, o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, entregou certificado e selo ao prefeito em exercício, Sebastião Melo, como forma de atestar que a legislação está sendo colocada em prática, bem como reconhecer o empenho da administração municipal em fortalecer o empreendedorismo.
Para Fialho, o fato de Porto Alegre ter implementado a Lei Geral engrandece e valida o trabalho realizado pelo SEBRAE/RS em todo o Rio Grande do Sul. “Atualmente, 229 municípios gaúchos possuem a legislação, resultado de um esforço muito grande da instituição em sensibilizar as administrações municipais sobre a importância de criar um ambiente favorável para o surgimento e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, afirmou.
Melo destacou que cabe ao governo fazer boas parcerias, diminuir a burocracia e ser eficiente, pois quem gera os empregos são, principalmente, os negócios de pequeno porte. “E é isso que estamos fazendo em Porto Alegre, uma cidade movida pelo comércio e serviços, a economia criativa, e os parques tecnológicos. Nosso próximo passo é abrirmos a Sala do Empreendedor, espaço que vai facilitar ainda mais o dia a dia dos empreendedores da Capital”.
Benefícios da legislação
O processo de implementação da Lei Geral em Porto Alegre iniciou-se em 2013, com o objetivo de desburocratizar a abertura de empresas e, consequentemente, estimular a geração de renda e a economia local. Em 2014, a prefeitura realizou as primeiras licitações exclusivas para micro e pequenas empresas (MPEs). Hoje, elas representam 22% das compras da prefeitura. De acordo com a legislação, as aquisições com valor de até R$ 80 mil devem ser, obrigatoriamente, contratadas de MPEs.
Outros benefícios
Sobre a Lei Geral das MPEs
A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 229 cidades gaúchas.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.