Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI credito Sei BOAS Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

RIW: Missão do Sebrae RS conecta 200 empresários gaúchos no RJ

Mais completo evento de inovação e tecnologia já realizado na América Latina, Rio Innovation Week concentrou autores dos mais diferentes ecossistemas de inovação

atualizado em: 18/01/22

Da Redação

COMPARTILHE

“Uma missão técnica gera novas conexões, mais oportunidades, locais de projetos, ações de incentivo, linhas de crédito e flexibilização de regras e regulamentações que favoreçam e melhorem o ambiente empresarial e de Inovação de municípios e regiões”. O depoimento do Coordenador Estadual de Projetos de Inovação e Startups do Sebrae RS, Alcir Cardoso Meyer, resume um pouco da experiência oportunizada pela organização a um grupo de 200 empresários de diferentes regiões e setores de atuação da economia gaúcha que estiveram esta semana pela primeira vez no Rio Innovation Week.

Descrito como o mais completo evento de inovação e tecnologia já realizado na América Latina, o evento multissetorial reuniu mais de mil startups, 190 expositores e 500 palestrantes em 15 palcos segmentados por mercados de atuação no Jockey Club do Rio de Janeiro, no último final de semana.

Marcado pela diversidade, o evento contou com diferentes autores que compõem o ecossistema de inovação de suas regiões – como empreendedores, representantes de startups, Instituições de Ensino e Poder Público em diversos segmentos da economia. “É neste tipo de ambiente que são trazidas algumas tendências e novas tecnologias. Nosso objetivo é sempre oportunizar que nossos empresários do RS possam buscar conhecimento e conexões”, destaca Meyer.

Ecossistema Local de Inovação

Dentre os 200 empresários gaúchos no evento, boa parte são autores oriundos dos nove municípios gaúchos que participam do projeto Ecossistema Local de Inovação (ELI). Desenvolvida em nível nacional pelo Sebrae, a iniciativa tem como objetivo priorizar os setores produtivos, tecnológicos e estratégicos de diferentes cidades e regiões a partir de um mapeamento que identifique as potencialidades específicas e respeite a vocação e matriz econômica local

O projeto de médio-longo prazo avalia, entre outros pontos, o trabalho realizado nos diferentes níveis do ambiente acadêmico de cada cidade com potencial de inovação. O cruzamento de dados estatísticos, finalmente, auxilia os autores de inovação a identificar oportunidades e elencar prioridades de atuação. A aplicação de indicadores de desempenho e pontuação é uma das etapas complementar da iniciativa que permeia a tomada de decisão dos autores envolvidos na estruturação da governança dos municípios.

No RS, o ELI está sendo realizado nos municípios de Caxias do Sul, Passo Fundo, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Santa Maria, Ijuí, Porto Alegre e Alegrete.

RS em destaque

Durante a variada programação do RIW, o potencial empreendedor do Rio Grande do Sul e as ações do Sebrae tiveram seu protagonismo atestado em ao menos duas importantes ocasiões.

No sábado (15/01), o palco da arena “Sebrae Like a Boss” tratou do tema “Ecossistema de inovação Sul e Sudeste: alavancas para a agenda de CT&I do Brasil” com a diretora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de Caxias do Sul, Raíssa Campos, e com a Community Manager do Instituto Hélice, Salissa Paes Festugato.

No domingo (16/01), Salissa encontrou o Coordenador Estadual de Projetos de Inovação e Startups do Sebrae RS, Alcir Cardoso Meyer, para dividir o palco com a Líder de Operação do Instituto Hélice, Marina Poloni, para abordar o tema “Oportunidades para startups e inovação aberta na Serra Gaúcha”.

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: