
Mais buscados: MEI credito SEI Boas praticas Consultoria

Da Redação
Diversificação da economia local e estímulo ao empreendedorismo também passam pelo turismo. Pensando nisso, Frederico Westphalen agora encara o desafio de capacitar-se como um polo turístico da região norte gaúcha, meta que será alcançada a partir do Plano Municipal de Turismo, entregue no dia 19 de janeiro pelo Sebrae RS à Prefeitura. O documento, resultado do trabalho desenvolvido desde julho do ano passado por meio do programa Cidade Empreendedora, aponta 49 ações construídas para desenvolver o turismo no município.
“O Plano Municipal de Turismo nos dá diretrizes e linhas básicas que devem ser seguidas nessa área. Ele é um documento importante para termos clareza das oportunidades e das fraquezas a serem trabalhadas e dá segurança para os empreendedores investirem. O plano também coloca o município de acordo com as exigências do Ministério do Turismo e do governo do Estado para buscar recursos públicos e privados para o desenvolvimento das nossas potencialidades turísticas”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Frederico Westphalen, Alessandro Molossi.
O Plano Municipal de Turismo foi uma construção coletiva e participativa, que contou com quatro oficinas conduzidas pelas consultoras do Sebrae RS, Roséli Azi Nascimento e Rita Michelon. Participaram das atividades representantes de vários setores da comunidade, professores universitários, empresários, vereadores e secretários municipais.
“O documento tem a validade de quatro anos e será necessária a união de todos para que essas 49 ações saiam do papel e sejam executadas sob a gestão do Conselho Municipal de Turismo”, explica Roséli.
A partir da percepção das potencialidades do município, ficou estabelecido que o segmento âncora do Plano é Turismo de Negócios e Eventos, que compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes de encontros de interesse profissional. Os segmentos secundários identificados em Frederico Westphalen foram Turismo Cultural, Turismo de Compras, Ecoturismo e o Turismo Rural. Esta última é uma área que será desenvolvida a partir de agora, aproveitando o fato que a cidade tem no agronegócio a sua principal atividade econômica.
“Em todos estes segmentos será possível desenvolver mais produtos turísticos para fortalecer o município como destino turístico e, consequentemente ampliar as oportunidades de emprego e renda”, conclui a consultora do Sebrae RS.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.