Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Lei de Liberdade Econômica é aprovada em Camaquã

atualizado em: 07/03/22

Da Redação

COMPARTILHE

Camaquã deu passo importante para se tornar um município com um ecossistema empreendedor renovado. Na quarta-feira (02/03) à noite, a Câmara de Vereadores aprovou a regulamentação local da Lei de Liberdade Econômica. A legislação prevê a simplificação de processos e a redução da burocracia para a abertura de empresas e, entre outras prerrogativas, estabelece que são dispensáveis atos públicos, como a emissão de alvarás e licenças prévias, para liberação de atividades econômicas que se encaixem na categoria de baixo risco.

A decisão foi comemorada pelo prefeito, Ivo de Lima Ferreira, para quem a parceria com o Sebrae RS, por meio do programa Cidade Empreendedora, tem sido fundamental para melhorar o ambiente econômico e social de Camaquã. Já o secretário do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki, destaca que a assinatura do decreto “facilitará o ambiente de negócios, auxiliará na geração de emprego e renda e promoverá o desenvolvimento econômico do município”.

Pela legislação nacional, são descritas como de baixo risco 289 atividades econômicas. Camaquã inicialmente terá 657 definidas dessa forma e dispensadas da necessidade de alvará, licença e vistoria prévias. Dworzecki enfatiza que esse número poderá aumentar conforme a avaliação que será feita para a publicação da regulamentação da Lei de Liberdade Econômica. Ainda assim, após a promulgação do decreto com as 657 atividades econômicas de baixo risco, Camaquã deverá figurar entre as 10 primeiras cidades do ranking nacional de dispensas de alvarás e licenças.

Além da Lei de Liberdade Econômica, outra legislação que visa incentivar o desenvolvimento econômico de Camaquã está em tramitação na Câmara de Vereadores e deverá ir a votação nas próximas semanas. Trata-se da Lei de Inovação, que prevê a concessão de benefícios e incentivos fiscais a empresas e as criações do Conselho Municipal de Inovação e do prêmio municipal de inovação. O objetivo é fortalecer o ecossistema local de inovação e a formação de mão-de-obra qualificada para suprir as demandas do setor de tecnologia.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

02 de Maio de 2024

Alunos de escola do ensino fundamental criam robô coletor de resíduos e são premiados nacionalmente

SAIBA MAIS

 

02 de Maio de 2024

Iniciativa do IF de Frederico Westphalen fica em 3º na etapa nacional do Educador Transformador do Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: