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Da Redação
Na busca pelo protagonismo dos estudantes através de uma educação humana integral, Rio Grande traçou uma série de atividades que serão desenvolvidas nas escolas municipais em 2022. A ação é parte do eixo Educação Empreendedora do programa Cidade Empreendedora, parceria do Sebrae RS com o poder público. O começo do ano letivo foi marcado por uma palestra para professores e gestores escolares. Já no dia 10 de março, será a vez dos alunos começarem a ter contato com as metodologias inclusivas em uma atividade que reunirá 1.500 estudantes do Ensino Fundamental.
A aula inaugural do ano letivo de 2022, realizada no dia 23 de fevereiro na Sociedade Amigos do Cassino (SAC), contou com a presença do professor Bruno Bittencourt, consultor do Sebrae RS, que ministrou a palestra “Educação e Inovação: As possibilidades e Desafios da Educação Empreendedora”.
“Foi uma oportunidade de desmistificar a educação empreendedora e mostrar o quanto podemos inovar na educação de uma forma que não necessariamente precisa estar vinculada à tecnologia. É uma inovação que precisa fazer sentido para o processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos. A ideia da educação empreendedora é trazer processos pedagógicos que coloquem o aluno como protagonista para resolver problemas do dia a dia. Na palestra, exploramos alguns desses conceitos e trouxemos exemplos de práticas e caminhos que podem ser assumidos pelos professores em sala de aula”, explica Bruno, que considerou a troca de experiências muito interessante.
Ao longo do ano, mais ações serão desenvolvidas com professores, por meio de capacitações, e também com os alunos, especialmente os do 9º ano. O objetivo é o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes por meio de aprendizagem criativa e uso de tecnologias digitais. Entre as atividades previstas destinadas aos docentes, que depois serão aplicadas em aula, estão a realização de oficinas e workshops com os temas “professor empreendedor”, “desenvolvimento de competências socioemocionais”, “argumentação e pensamento crítico”, “emoções e empatia”, protagonismo, ética e colaboração”, “educação financeira”, “culturas locais e do mundo”, entre outros. Além disso, haverá uma capacitação de gestão escolar, destinada aos diretores de escolas.
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