Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito sei boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Capacitação técnica no setor de energia fotovoltaica impulsiona participação feminina

Programa Energia Mais do Sebrae RS tem permitido que mulheres ampliem sua participação no mercado

atualizado em: 09/03/22

Da Redação

COMPARTILHE

Segmento com grande predominância masculina, o setor de energia solar fotovoltaica tem encontrado no Programa Energia Mais, do Sebrae RS, uma oportunidade para o aumento da participação das mulheres neste nicho. Em sua 6ª edição, a iniciativa irá capacitar 30 empresas gaúchas em 2022 a partir deste mês de março, sendo seis delas lideradas por mulheres.

Duas importantes parcerias somam forças na edição deste ano: as empresas Sungrow – uma das maiores fabricantes de inversores do mundo – e Nexen, distribuidora de solução para o segmento. A programação, que irá se estender até o mês de dezembro, contempla ao todo mais de 200 horas entre aulas, workshops, palestras, consultorias e mentorias. Ao longo do ano atividades complementares como visitas técnicas e participação em eventos do segmento também são estimuladas. Conforme o gestor de projetos do Sebrae RS para a Região Metropolitana, Cleverton Rocha, cerca de 200 empresas de todas as regiões do estado já participaram diretamente do projeto nas suas cinco primeiras edições, e outras 700 beneficiadas de forma indireta. O objetivo final do programa é a qualificação e o acesso a mercados para integradores solar, além do aumento nas vendas e o fomento de novas oportunidades de negócios para as empresas do setor.

Segundo a sócia administradora da Instal Solar, com sede em Portão, Saionara Piccini, que participou da capacitação em 2021, o programa permitiu que a empresa alinhasse seus processos internos de operação, bem como a melhor gestão de custos e sistemas, além do aumento dos indicadores de vendas. “O projeto contribuiu muito para abrir maiores possibilidades de negócio, parcerias com empresas do projeto e melhorar a visão de mercado”, conta.

A diretora de Engenharia na Esauber Solar, da cidade de Porto Alegre, Jennifer Bauer, é uma das lideranças que participa da capacitação neste ano. “Acompanho o setor há quase cinco anos e fico imensamente feliz em ver o crescimento da participação feminina na área da energia solar, no decorrer destes anos. A mulher, independentemente da área que atue, traz ao setor toda a garra, esperteza, cuidado e dedicação que já é enraizado nela, acredito que por isso muitas mulheres estão se encontrando neste mercado e o espaço para o nosso desenvolvimento está cada vez maior”, relata.

De acordo com a Pesquisa do Mercado de Geração Distribuída (GD) da Greener do 2º semestre de 2020, a participação média de mulheres nas empresas integradoras oscila entre 16% e 21%, conforme o porte da empresa. Ao analisar as áreas em que as mulheres atuam, mais da metade estão alocadas nos setores administrativo, financeiro ou Recursos Humanos (RH) de sua empresa integradora. Apenas 15% das mulheres ocupam cargos técnicos em projetos de engenharia. Além disso, 40% das empresas não possuem mulheres em seu quadro.

“Não é de hoje que estamos conquistando espaço em diversas áreas de atuação e no mercado fotovoltaico isso não é diferente. Estamos presentes na gestão, venda, instalação, pós-vendas, com muita dedicação estamos conquistando nosso espaço no setor e não tenho dúvidas de que cada dia que passa chegarem mais longe”, destaca a Jessica do Amarante, sócia da SolarTecSE, com sede em Porto Alegre.

A visão otimista é também partilhada pela gerente comercial da Chassot Engenharia, com sede na Capital, Fernanda Chassot. Segundo ela, o projeto do Sebrae RS contribuiu não somente para a capacitação técnica, mas ainda para com aspectos de empoderamento, saberes e experiências. “É uma iniciativa que permite nos colocarmos no papel de protagonistas, nos conectar e fortalecer essa rede de mulheres incríveis, empreendedoras e fortes. Estamos transformando as empresas em que trabalhamos, transformando a percepção dos nossos clientes, e mesmo assim precisamos provar diariamente nossa competência”, resume.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

31 de Outubro de 2024

Guia Gastronômico do Sebrae RS une experiências de oito cidades da Região Norte do estado

SAIBA MAIS

 

29 de Outubro de 2024

Nove projetos de escolas de Venâncio Aires representam a região dos vales na Mostratec 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/10/2024 15:30

Mercopar 2024 chega ao fim com projeção de R$ 935 milhões em negócios

Sebrae RS Podcast 18/10/2024 14:15

Projeto Comprador tem recorde de inscrições na Mercopar 2024

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: