Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI crédito Sei boas práticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Pelotas desponta como polo de pequenos negócios

atualizado em: 20/07/16

Da Redação

COMPARTILHE

A quantidade de formalizações de microempresas e Microempreendedores Individuais no município é 20 vezes maior que de empresas de outros portes

Da Redação

Pelotas é destaque no número de formalizações de empresas (Foto: Divulgação / Prefeitura)

Pelotas – Os pequenos negócios inspiram a população pelotense. Somente no ano passado, o número de cidadãos que se formalizaram como Microempreendedores Individuais (MEIs) superou o total de microempresas constituídas. Esse é um dos dados que consta do estudo Perfil das Cidades Gaúchas, uma publicação digital exclusiva, elaborada pelo SEBRAE/RS, a partir da compilação de 45 indicadores econômicos, populacionais, educacionais, de consumo e de saúde. O material, organizado em gráficos e comparativos, está disponível aqui.

Conforme o levantamento, em 2016, Pelotas alcançou 10.329 estabelecimentos da categoria MEIs, que têm faturamento de até R$ 60 mil/ano e seus proprietários não possuem sócios e nem participação em outras empresas. “Nesse tipo de negócio, pode-se ter até um funcionário. Na categoria de microempresa, de acordo com a Receita Federal do Brasil, a cidade registrou um número um pouco menor do que a quantidade de MEIs, chegando a 10.256 unidades”, confirma Andréia Grätsch do Nascimento, técnica da Gerência Estratégica do SEBRAE/RS, responsável pelo estudo Perfil das Cidades Gaúchas.

Em outra perspectiva, diz ela, as duas categorias somadas representam 20 vezes mais do que a quantidade de pequenas, médias ou grandes empresas existentes no município. “Os pequenos negócios são geradores de renda fundamentais em todo o Brasil. Os pelotenses evidenciam sua busca por oportunidades para se estabelecer e crescer. Portanto, há espaço para as políticas públicas demonstrarem apoio e estímulo a esse perfil econômico”, complementa a técnica.

O trabalho completo do SEBRAE/RS foi realizado como uma potencial ferramenta que pode ajudar na tomada de decisões sobre rumos e investimentos tanto de governos quanto da área empresarial. “O SEBRAE/RS vem atuando fortemente em programas de políticas públicas para estimular o desenvolvimento dos municípios”, comenta André Campos, gerente de gestão estratégica do SEBRAE/RS. “O Perfil das Cidades Gaúchas pode sustentar argumentos para estratégias que levam à melhoria de ambiente da economia, da saúde e da educação e torná-lo mais propício para as micro e pequenas empresas e para toda a comunidade”, destaca.

A origem do mapeamento

O Perfil das Cidades começou a ser elaborado como piloto em julho de 2015 para as regionais “Sul” e “Campanha e Fronteira Oeste” do SEBRAE/RS. As primeiras publicações foram entregues para Pelotas e os demais municípios dessas regiões, que já estão participando de um programa de desenvolvimento regional e estão auxiliando na tomada de decisões das lideranças e do poder público. “A partir de uma base de indicadores em comum, decidimos estender o levantamento a todos os 497 municípios do Estado. São informações provenientes de diversas fontes e alguns divulgados publicamente pela primeira vez, como é o caso dos rankings de potencial de consumo e de compras públicas”, detalha o gerente. Os dados serão atualizados anualmente e acrescidos de novos indicadores, sempre que forem relevantes para a análise completa das cidades.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: