Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CRÉDITO Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Oficina irá discutir normas técnicas para food trucks

atualizado em: 19/07/16

Da Redação

COMPARTILHE

Evento promovido pelo SEBRAE/RS e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ocorre no dia 20 de julho com entrada gratuita

Da Redação

Porto Alegre – Considerado um segmento novo no Brasil, os food trucks deixaram de ser apenas uma tendência para se consolidar como negócio. Para aprimorar ainda mais o setor, o SEBRAE/RS, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), realizará uma oficina de trabalho no dia 20 de julho, das 19h às 22h, em Porto Alegre, com entrada franca. O encontro ocorrerá na unidade do SEBRAE Metropolitana (Rua General João Manoel, 282, Centro). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo telefone 0800-570-0800.

Segundo a gestora de projetos do SEBRAE/RS, Francine Oliveira Danigno, essa é a segunda iniciativa destinada aos proprietários de food trucks. “Temos alguns empreendedores atendidos no Polo Gastronômico de Porto Alegre, e também apoiamos um evento da Associação Portoalegrense de Food Truck (APOAFT), com orientações para montar o negócio”, conta.

O objetivo da oficina em parceria com a ABNT é discutir e estabelecer normas técnicas para um funcionamento padronizado e ainda mais qualificado do serviço. “Esse evento será importante para colher informações sobre como o segmento atua. É tudo muito novo ainda, pois esse formato de negócio surgiu no Brasil em 2008”, revela a gestora. Atualmente, 12 food trucks integram as atividades do Polo Gastronômico de Porto Alegre.

O presidente da APOAFT, Rafael Lemos, explica que a associação existe há pouco mais de um ano e possui 25 empresas associadas. Uma das ações atuais é o acompanhamento de um decreto que será regulamentado nos próximos dias. “Havia uma lei que englobava o comércio ambulante. O texto foi alterado, para incluir os carros, e aponta uma série de questões como espaço a ser utilizado, o que não pode ser comercializado, entre outras questões”, revela. Até então os proprietários atuavam em caráter de evento. Com a lei, poderão ocupar espaços definidos na cidade.

Lemos afirma que é importante acompanhar de perto todas as atividades relativas ao setor. “Estaremos nessa oficina, que deverá definir, por exemplo, questões de segurança, volume de água potável a ser conduzido, aspectos técnicos da cozinha, entre outros pontos”, ressalta.

De acordo com dados da associação, existem 30 food trucks regulamentados no Estado, e mais 20 em processo de formalização. Podem participar da oficina apenas empresas que já possuam CNPJ, com o limite de duas inscrições por registro.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

30 de Abril de 2024

Sebrae lança a plataforma Crédito Consciente

SAIBA MAIS

 

30 de Abril de 2024

Projeto de Frederico Westphalen conquista 3º lugar na Etapa Nacional do Prêmio Educador Transformador

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: