Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crédito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sistema de inspeção de produtos de origem animal de Uruguaiana evolui em direção ao SISBI

Com o aprimoramento, produtos locais poderão ser comercializados em todo o país

atualizado em: 26/03/22

Da Redação

COMPARTILHE

Uruguaiana aguarda com expectativa o resultado dos primeiros exames de amostras de água e de produtos de origem animal que irão revelar se os produtores locais estão adequados às normas do Ministério da Agricultura para garantia da qualidade dos alimentos. A consultora do Sebrae RS Fabiane Freitas explica que essa é mais uma etapa de um trabalho iniciado em junho de 2020 no eixo Inspeção Municipal do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria com o Poder Público. O objetivo é o aprimoramento do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) com a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) para que as agroindústrias locais possam ampliar seu mercado de vendas.

A vistoria com a coleta de material para análise microbiológica foi realizada no último dia 16 de março em cinco estabelecimentos de Uruguaiana e as amostras foram encaminhadas ao laboratório da Univates, em Lajeado. Novos estabelecimentos deverão ser analisados, de acordo com o cronograma estabelecido. Na próxima etapa, deverá ser solicitada a primeira vistoria do Ministério da Agricultura e, depois de feitas as correções necessárias, haverá nova vistoria para verificar se está tudo adequado e se o Sistema Municipal pode ser equivalente ao SISBI. O município já cumpriu a etapa de documentação, formulários e registro de atividades.

O SIM é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o secretário Rodrigo Santariano afirma que a legislação municipal, que era antiga, foi modificada para estruturação do SIM a fim de dar andamento à evolução da inspeção municipal. “Ainda no primeiro semestre queremos pedir a vistoria do Ministério para habilitação do SISBI”, destaca. “Hoje são 42 agroindústrias em Uruguaiana e podemos dizer que 10 delas estão aptas, inclusive uma delas foi reconhecida estadualmente em um concurso de doce de leite. Elas estão aptas a aderir ao selo para comercializar para o resto do Brasil”, acrescenta o secretário.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

05 de Dezembro de 2025

Sebrae RS consolida protagonismo no ecossistema de inovação e impacta mais de 2 mil pessoas em 2025 

SAIBA MAIS

 

05 de Dezembro de 2025

Do campo à mesa: Pecan Brasil leva o sabor da noz pecan ao Natal 

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: