
Mais buscados: MeI Credito sei Boas praticas Consultoria

Da Redação

Porto Alegre – Debater novas iniciativas que possam estimular a economia do Estado é a proposta da segunda edição do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul. Promovido pelo SEBRAE/RS e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o evento ocorrerá no dia 11 de agosto, na sala Topázio do hotel Blue Tree Towers Millenium (Avenida Borges de Medeiros, 3120), em Porto Alegre, das 8h30 às 17h. As inscrições devem ser realizadas aqui.
A agenda contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Fábio Branco, de representantes do SEBRAE/RS, Comitiva Executiva Estadual e Frente Nacional dos Prefeitos. Conforme explica a técnica de Políticas Públicas do SEBRAE/RS Cláudia Cittolin “o fórum é um espaço de articulação e troca de experiências de secretários e dirigentes municipais que trabalham para implantar ações de fortalecimento da economia local”, disse.
Entre os convidados estão o secretário municipal de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, João Ricardo Guimarães Caetano, que abordará o tema licenciamento ambiental. Para falar sobre políticas de desenvolvimento para os municípios o convidado será o sócio-diretor das empresas Produttare, eFact e Devélo, Junico Antunes. O tema Redesimples será debatido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Erechim, Tales Manhabosco.
A técnica do SEBRAE/RS explica que “os fóruns regionais direcionam suas demandas para o Fórum Nacional, que funcionará como um catalisador dessas iniciativas, construindo uma agenda política de atuação que promova a integração de todos”, ressalta. A primeira edição do Fórum Regional aconteceu em 2015, na cidade de Passo Fundo, e contou com a presença de mais de 197 lideranças, entre prefeitos, secretários municipais e agentes de desenvolvimento de várias regiões do Rio Grande do Sul.
Desenvolvimento local e MPEs
Um dia antes, na quarta-feira, 10, acontece o Seminário Desenvolvimento Municipal Através dos Pequenos Negócios. O evento, que terá como foco as iniciativas reconhecidas pelo Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, ocorrerá no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101, em Porto Alegre), das 13h às 18h. Serão apresentados cases de sucesso (municípios de Três Rios, no Rio de Janeiro, e Gramado) e participação do economista Aod Cunha. As inscrições podem ser feitas pelo site da Assembleia gaúcha.
Programação do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul:
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Pela primeira vez, o Startup Day será realizado dentro de uma comunidade de Porto Alegre. Em março, o bairro Bom Jesus recebe a programação voltada à inovação e ao empreendedorismo, em uma edição que desloca o eixo tradicional do ecossistema de startups e aproxima jovens e lideranças locais de oportunidades, conexões e novos referenciais de futuro.
Sebrae RS realiza Startup Day no bairro Bom Jesus e leva inovação para dentro da comunidade
Notícias
20 de Março de 2026Sebrae RS estreia espaço de educação e inovação voltado a estudantes na Expoagro Afubra 2026
SAIBA MAIS19 de Março de 2026
Sebrae RS realiza Startup Day no bairro Bom Jesus e leva inovação para dentro da comunidade
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.