
Mais buscados: mei CREDITO SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação

Santiago – Durante o I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Jaguari, que será realizado na quinta-feira, 11 de agosto, em Santiago, gestores da região Centro do Rio Grande do Sul terão acesso a diversas tecnologias disponíveis no mercado e implantadas em municípios do Estado. São sistemas e ferramentas que facilitam a gestão, reduzem custos e aumentam a arrecadação municipal, facilitando o trabalho de funcionários e, principalmente, a vida dos cidadãos e contribuintes.
O auditório do Centro Empresarial de Santiago será o ponto de encontro de prefeitos, gestores, vereadores e demais interessados no desenvolvimento das cidades para tratar de iniciativas, soluções e como a tecnologia, quando utilizada de forma estratégica no planejamento e na execução de políticas públicas, pode transformar a realidade das localidades. Além de serviços prestados por empresas no Estado, modelos em andamento nas cidades digitais, o Fórum, promovido pela Rede Cidade Digital, em conjunto com a Prefeitura de Santiago, terá a participação de representantes do SEBRAE/RS que apresentarão às prefeituras detalhes da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesimples. O sistema desburocratiza e agiliza o processo de abertura de empresas, reduzindo a tramitação para até cinco dias. Estatísticas nacionais indicam que o tempo médio de abertura de empresas nos municípios que não utilizam tecnologia chega há quase 90 dias.
Segundo o técnico de Políticas Públicas do SEBRAE/RS, Carlos Eduardo Machado dos Santos, na microrregião do Vale do Jaguari três municípios já se integraram à Rede: Santiago, São Francisco de Assis e Cacequi. Para ele, as cidades digitais também facilitam a implantação de inovações como a REDESIMPLES, diferencial que acaba impactando no fomento do comércio, emprego e renda nas localidades. “É importante porque a partir do momento que a pessoa resolver empreender, ela precisa ter facilidades. Quanto mais rápido abre a empresa, mais rápido ela empreende, contrata, fomenta o comércio e o município arrecada”, observa o técnico do SEBRAE/RS.
Para o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, esta iniciativa do SEBRAE/RS reforça a importância dos prefeitos e de gestores públicos em investirem na tecnologia. “Tudo, atualmente, está conectado. Municípios sem infraestrutura tecnológica, sem sistemas de rede, estão fadados a ficar no ostracismo, fora de serviços de governos e de instituições que impactam positivamente no desenvolvimento social e econômico das localidades, principalmente aquelas mais distantes de capitais e de grandes centros, que, para serem implantados, precisam de internet, precisam de tecnologia”.
As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Jaguari são gratuitas para servidores públicos e demais interessados no desenvolvimento da região por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. A programação completa também pode ser conferida aqui.
Inovação
O diretor da RCD, José Marinho, ressalta que o momento eleitoral é estratégico para a definição de projetos a serem implantados nos próximos quatro anos nos municípios. “É importante que gestores e candidatos conheçam soluções, troquem experiências e vejam a importância do uso da tecnologia para o aprimoramento dos serviços públicos. As cidades conectadas estarão sempre a frente no processo de desenvolvimento”, frisa Marinho.
O Fórum tem o patrocínio bronze da Delta – tecnologia para gestão pública e apoio estratégico da SantiagoNet, SAJ Procuradorias e Abase Sistemas. A iniciativa também é apoiada pela Agência de Desenvolvimento de Santiago, Instituto Federal Farroupilha, Centro Empresarial de Santiago, Corede Vale do Jaguari, Associação dos Municípios do Centro do Estado (AMCENTRO) e Prefeituras de São Sepé e Tapera.
Serviço:
I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Jaguari
11 de Agosto, Santiago
Horário: 8h30 às 17 horas
Local: Centro Empresarial de Santiago
Inscrições e informações: http://forum.redecidadedigital.com.br/santiago/
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.