
Mais buscados: Mei credito SEI Boas praticas Consultoria

Da Redação

Joinville – A grama do vizinho está mais verde, mas é possível colher bons resultados ao ultrapassar a divisa. Essa é a percepção do grupo de empresários gaúchos ao retornar da missão à Interplast, em Joinville, e a visitas a duas grandes empresas de Santa Catarina, a Weg, em Guaramirim, e a AMPCO Metal, em Joinville. A missão, promovida pelo SEBRAE/RS, entre os dias 17 e 19 de agosto, reuniu 32 empresários participantes dos programas Energia Mais e Metal Serra.
Mais do que uma visita, a ação também marcou uma oportunidade de exposição dos produtos e serviços da Serra Gaúcha. “Ao todo, 11 empresários expuseram nos dois estandes do SEBRAE/RS na feira. Foram sete pequenos negócios na Interplast e outros quatro na Euromold, a Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentas, Design e Desenvolvimento de Produtos, que ocorre paralelamente”, cita Taisson Toigo, gestor do Programa Metal Serra, do SEBRAE/RS. Para o espaço na Interplast, a entidade contou com a parceria do Sindicato das Indústria de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás).
O evento impressionou a missão gaúcha. “Embora registrasse menos participantes que na edição anterior, a feira chamou a atenção pela movimentação e otimismo”, constata Aldoir de Morais, gestor do Projeto Energia Mais, do SEBRAE/RS. O técnico avalia que Santa Catarina vive um momento diferente na economia. “O Rio Grande do Sul é muito dependente da indústria automotiva, enquanto o Estado vizinho trabalha com uma cadeia produtiva mais diversificada, em vários setores, o que gera mais possibilidades de negociações”, analisa.
A percepção positiva é compartilhada com o empresário Leandro Ferrarini, da Tecnolaser, de Farroupilha. “Foi minha primeira vez na feira e a considerei muito proveitosa para conhecer novos mercados, que utilizam os mesmos processos que vendemos. Volto com 20 contatos, de Santa Catarina, Paraná e São Paulo e com a expectativa de novos negócios”, comenta.
Para Ivan Brambila, diretor da CDN Revestimentos, em Caxias do Sul, a missão vai além das visitas e contato na feira. “Abrimos possibilidades de parceira com os expositores, mas também com os próprios empresários gaúchos que acompanharam a viagem”, destaca.
Referências para a indústria
A missão também contemplou duas visitas marcantes. No roteiro, a Weg, uma das maiores empresas do País, apresentou sua estrutura de atuação diversificada em segmentos como energia, indústria, automação, tintas e motores. “É uma corporação espetacular, com mais de 30 mil funcionários, que deu uma aula de inovação e mercado, além das possibilidades comerciais, de fornecimento especialmente para a área de energias renováveis e automação”, relata Morais, do SEBRAE/RS.
A última parada da viagem também foi importante. “Visitamos a AMPCO Metais, uma empresa suíça que recentemente instalou unidade em Joinville. Ela chama a atenção pelo avanço tecnológico no desenvolvimento de ligas especiais de alumínio, bronze e cobre na indústria e pode servir de inspiração para os empresários gaúchos”, resume.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.