Mais buscados: Mei credito SEI BOAS Praticas consultoria
Da Redação
“Vender para a prefeitura foi o que nos reergueu”. A afirmação é de Djenifer Fuhr, uma das sócias da gráfica MD Artt, de Estância Velha, que esteve à beira do fechamento, mas conseguiu reverter a situação quando começou a ter a prefeitura entre seus clientes. “Quando estava quase desistindo, ficamos sabendo que a prefeitura estava cadastrando fornecedores e resolvemos participar”, lembra Djenifer. Como resultado, a gráfica já tem planos de expansão e a empreendedora quer servir de inspiração para outros empresários locais, demostrando que é possível participar de compras públicas e que isso pode ser um bom negócio.
Djenifer estava entre os atentos participantes do evento de apresentação aos empresários do resultado da Pesquisa com Fornecedores e Não Fornecedores de Estância Velha, uma das ações do eixo Compras Públicas do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com o poder público. A reunião aconteceu no dia 29 de abril e serviu também para que eles pudessem esclarecer junto à equipe de Compras Públicas do município as dúvidas sobre o funcionamento do processo, quais os requisitos e como podem participar.
Orientar os micro e pequenos negócios para que possam ingressar e ampliar a sua participação nas compras públicas, adequando os processos, é um dos objetivos que Estância Velha está colocando em prática com a consultoria do Cidade Empreendedora. “Este é mais um passo importante que estamos concretizando no sentido de buscarmos ampliar o horizonte de atuação dos empreendedores locais. Com isso, terão condições de prestar serviços para o poder público e, também, aumentar seus faturamentos. Além disso, buscamos que possam se tornar ainda mais competitivos”, afirma o prefeito Diego Francisco.
Os resultados
A pesquisa contou com 38 respostas no formulário realizado com atuais fornecedores e 30 respostas no formulário para não fornecedores. Entre os fornecedores, 50% são domiciliados em Estância Velha e 50% são de empresas fora do município. Do total, 89,4% são enquadrados como MEI, ME ou EPP. Em relação aos atuais fornecedores, mostrou que mais de 80% estão satisfeitos com sua relação com o atendimento do departamento de compras e licitações e com o relacionamento com o setor de almoxarifado/entregas.
Um dado relevante está relacionado ao setor de pagamentos da prefeitura. Nesse item, mais de 90% afirmaram estarem satisfeitos. Com relação aos prazos, 57% revelaram que recebem, no máximo, em até 30 dias a partir da apresentação da nota fiscal e 18,4% responderam que o pagamento é feito em até 10 dias. A pesquisa também indica o que pode ser feito para incluir novos fornecedores locais nas contratações públicas, pois 93% dos não fornecedores afirmaram que nunca participaram das licitações. Eles apontaram a complexidade dos processos como um dos entraves. Por isso, entre as medidas sugeridas estão parcerias com entidades empresariais para divulgação de oportunidades, o que também pode ser feito na Sala do Empreendedor, e uso das redes sociais.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.