Mais buscados: mEI CREDITO sei Boas praticas consultoria
Da Redação
Esteio – Em nenhum outro lugar do Brasil se produz tanto mel quanto no Rio Grande do Sul. De acordo com a Emater, há cerca de 400 mil colmeias espalhadas pelo Estado, que geram quase 6 mil toneladas do néctar a cada safra, cerca de 15% da produção brasileira. Gerson Fensterseifer, que representa a terceira geração de apicultores da família, é um dos empreendedores que contribuem para esse desempenho gaúcho. Nesta quarta-feira, 31 de agosto, Fensterseifer compartilhou um pouco de sua história e experiência como produtor de mel na Expointer 2016. O empreendedor realizou a palestra ‘Negócio Apícula: atitude empreendedora’, no Salão do Empreendedor Rural, iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir.
Natural de Arroio do Meio, o engenheiro agrônomo Gerson Fensterseifer possui mais de 2,7 mil colmeias, que produzem entre 70 e 80 toneladas de mel por safra, dependendo das condições climáticas. Segundo o empresário, cerca de 80% da produção é vendida para mais de 400 estabelecimentos da região dos Vales e da Grande Porto Alegre e os outros 20% são destinados a indústrias de alimentos e farmacêuticas. Como dica ao público que acompanhava sua palestra, Fensterseifer ressaltou a dedicação e o amor ao negócio, além de sua estratégia comercial. “Não conto com um grande cliente, do qual sou dependente. Nossa opção foi por pulverizar a venda do mel Tio Gerson”, relatou.
Outra palestra sobre o tema, que abordará a importância do associativismo apícola no RS ocorre no dia 3 de setembro, também no Salão do Empreendedor Rural.
Cultura promissora
Ao contrário da produção de mel, uma cultura democrática presente em todas as regiões do Estado, a olivicultura tem chegado devagar ao Rio Grande do Sul. Porém, em pouco mais de uma década deixou de ser uma aposta para tornar-se uma das mais promissoras culturas do agronegócio gaúcho e, aos poucos, modifica a paisagem de algumas regiões do Estado. De Caçapava do Sul, onde foram feitos os primeiros plantios, os olivais se alastraram para mais de 50 municípios, alcançando cerca de 1,8 mil hectares em 160 propriedades, conforme Emater e SEAPI (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação).
O engenheiro agrônomo da Emater/RS, Tailor Garcia, também participou do Salão do Empreendedor Rural e trouxe alguns números do setor e características da produção. “O RS é líder no Brasil na produção do fruto e no processamento de azeite de oliva, com destaque para os municípios das regiões da Serra do Sudeste, Centro, Campanha e Fronteira Oeste”. Nos dias 1º e 2 de setembro, às 13h, ocorrem outras duas palestras sobre a olivicultura: Uma abordará aspectos técnicos da cultura e a outra noções sobre análise sensorial de azeite de oliva.
Estas e outras informações técnicas bem como oportunidades para o segmento da apicultura e olivicultura podem ser encontradas no Salão do Empreendedor Rural, na Expointer. Os visitantes têm acesso à dados que envolvem toda cadeia produtiva: escolha da área, preparo do solo e plantio, produção, industrialização, panorama do mercado/negócio e oportunidades.
Perfil da Olivicultura no Estado
160 produtores
55 municípios
1,8 mil hectares plantados
6 toneladas é a produtividade média por hectare
Revista Tendências e Oportunidades
O produtor rural interessado em saber mais sobre estas duas culturas pode acessá-las através da Revista Tendências e Oportunidades, uma publicação gratuita e lançada na Expointer. O material está à disposição no Salão do Empreendedor Rural e é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.