Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crédito Sei BOAS Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Programa ALI encerra atividades do ciclo 2014-2016

atualizado em: 14/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Inicitiva do SEBRAE/RS e do CNPq atuou em mais de 2.700 pequenos negócios do Estado

Da Redação

Agentes e consultores que fizeram parte do Programa participaram do encontro em Canela (Foto: SEBRAE/RS)

Porto Alegre – O ciclo 2014-2016 do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) finalizou as atividades no mês de agosto com superação de metas na quantidade de empresas acompanhadas e resultados esperados. Ao longo desses dois anos, mais de 50 agentes especializados realizaram diagnósticos e acompanharam a execução de ações diretamente nas empresas, para estimular uma gestão mais inovadora. A iniciativa é do SEBRAE/RS, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No desenvolvimento do ALI foram acompanhadas mais de 2.700 empresas entre setembro de 2014 e agosto de 2016. Dessas, mais de 1.800 concluíram a metodologia do projeto e foram certificadas. Para receber o certificado, era necessário que os participantes realizassem, no mínimo, três ciclos de diagnósticos e planos de ação contratualizados com o agente.

As empresas que aderiram ao projeto foram acompanhadas com visitas periódicas dos agentes locais de inovação, que são profissionais graduados, bolsistas do CNPq e capacitados pelo SEBRAE/RS dentro da metodologia do Programa. Após o diagnóstico, é proposto um plano de ação e os resultados vão sendo mensurados e trabalhados até o término do ciclo. As mudanças tem como objetivo a inovação em produtos, processos, marketing e gestão organizacional para melhoria do negócio.

A gestora do projeto pelo SEBRAE/RS, Michele Seleri, ressalta que “em 2016 foram registradas mais de 2.250 empresas com acompanhamento, superando em 7% a meta prevista para o período”, disse. Além disso, os resultados de satisfação dos empresários também foram significativos: 86% demonstraram realização com a iniciativa. A evolução do grau de inovação foi de 38% no diagnóstico final em relação ao inicial. “As ações mais trabalhadas permearam as dimensões de processos, relacionamento, clientes e organização”, destaca Michele.

Esses resultados foram apresentados em evento na cidade de Canela, na Serra gaúcha, no final de agosto. O encontro contou com a presença do diretor Técnico do SEBRAE/RS, Ayrton Pinto Ramos, e do gerente da Gerência de Operação das Regionais, Claiton dos Santos, além dos agentes locais de inovação, consultores e orientadores que finalizaram o ciclo do projeto.

Premiação

O projeto obteve destaque também por meio de duas empresas participantes, que foram contempladas no Reconhecimento Inovação Empreendedora do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, promovido pelo PGQP.

A Toth Tecnologia, de Porto Alegre, acompanhada pelo agente Matheus Lobo, atua no desenvolvimento de soluções em equipamentos para a área da saúde, e foi reconhecida pelo projeto Inovar Toth, que consiste em um núcleo interno para fomentar ações inovadoras. Já a TAG de LUX Moda Sustentável, localizada em Novo Hamburgo, foi acompanhada pela agente Marina Rambo e recebeu o prêmio pelo projeto “Uma nova forma de consumir a moda mais sustentável de todas: a que já existe!”. A empresa foi criada há cinco anos, com o objetivo de desmistificar a visão que muitas pessoas têm sobre o segmento de brechós.

A gestora Michele Seleri adianta que “o próximo ciclo do projeto está em fase de planejamento, com previsão de início das adesões para abril de 2017. Antes disso, o SEBRAE e o CNPq atuam na prospecção e capacitação de novos agentes”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: