Mais buscados: mEI credito Sei Boas Praticas consultoria
Da Redação
Porto Alegre – O ciclo 2014-2016 do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) finalizou as atividades no mês de agosto com superação de metas na quantidade de empresas acompanhadas e resultados esperados. Ao longo desses dois anos, mais de 50 agentes especializados realizaram diagnósticos e acompanharam a execução de ações diretamente nas empresas, para estimular uma gestão mais inovadora. A iniciativa é do SEBRAE/RS, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
No desenvolvimento do ALI foram acompanhadas mais de 2.700 empresas entre setembro de 2014 e agosto de 2016. Dessas, mais de 1.800 concluíram a metodologia do projeto e foram certificadas. Para receber o certificado, era necessário que os participantes realizassem, no mínimo, três ciclos de diagnósticos e planos de ação contratualizados com o agente.
As empresas que aderiram ao projeto foram acompanhadas com visitas periódicas dos agentes locais de inovação, que são profissionais graduados, bolsistas do CNPq e capacitados pelo SEBRAE/RS dentro da metodologia do Programa. Após o diagnóstico, é proposto um plano de ação e os resultados vão sendo mensurados e trabalhados até o término do ciclo. As mudanças tem como objetivo a inovação em produtos, processos, marketing e gestão organizacional para melhoria do negócio.
A gestora do projeto pelo SEBRAE/RS, Michele Seleri, ressalta que “em 2016 foram registradas mais de 2.250 empresas com acompanhamento, superando em 7% a meta prevista para o período”, disse. Além disso, os resultados de satisfação dos empresários também foram significativos: 86% demonstraram realização com a iniciativa. A evolução do grau de inovação foi de 38% no diagnóstico final em relação ao inicial. “As ações mais trabalhadas permearam as dimensões de processos, relacionamento, clientes e organização”, destaca Michele.
Esses resultados foram apresentados em evento na cidade de Canela, na Serra gaúcha, no final de agosto. O encontro contou com a presença do diretor Técnico do SEBRAE/RS, Ayrton Pinto Ramos, e do gerente da Gerência de Operação das Regionais, Claiton dos Santos, além dos agentes locais de inovação, consultores e orientadores que finalizaram o ciclo do projeto.
Premiação
O projeto obteve destaque também por meio de duas empresas participantes, que foram contempladas no Reconhecimento Inovação Empreendedora do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, promovido pelo PGQP.
A Toth Tecnologia, de Porto Alegre, acompanhada pelo agente Matheus Lobo, atua no desenvolvimento de soluções em equipamentos para a área da saúde, e foi reconhecida pelo projeto Inovar Toth, que consiste em um núcleo interno para fomentar ações inovadoras. Já a TAG de LUX Moda Sustentável, localizada em Novo Hamburgo, foi acompanhada pela agente Marina Rambo e recebeu o prêmio pelo projeto “Uma nova forma de consumir a moda mais sustentável de todas: a que já existe!”. A empresa foi criada há cinco anos, com o objetivo de desmistificar a visão que muitas pessoas têm sobre o segmento de brechós.
A gestora Michele Seleri adianta que “o próximo ciclo do projeto está em fase de planejamento, com previsão de início das adesões para abril de 2017. Antes disso, o SEBRAE e o CNPq atuam na prospecção e capacitação de novos agentes”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.