
Mais buscados: MEI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação

Camaquã – Desenvolver a cultura do empreendedorismo desde a infância. Essa é a proposta do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que está sendo aplicado pela primeira vez em escolas de Camaquã. A iniciativa é do SEBRAE/RS em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço e Secretaria de Educação. Os professores foram capacitados no primeiro semestre deste ano.
O Gestor de Políticas Públicas da Regional Sul do SEBRAE/RS, Fabricio Sanches Burkert, conta que a articulação para inserir o JEPP em escolas da cidade iniciou em 2015. “Com apoio da prefeitura e das secretarias, a proposta começou a tomar forma. No início de 2016 fizemos a primeira etapa, que consiste na capacitação dos professores que estão levando a metodologia para as salas de aula”, informa.
Ao todo, foram sete professores habilitados para atuar em sete escolas, atingindo mais de 500 alunos entre o primeiro e o nono ano do ensino fundamental até o final de 2016. A proposta pedagógica trabalha com atividades lúdicas nos seguintes temas: 1º ano – o mundo das ervas aromáticas; 2º ano – temperos naturais; 3º ano – oficina de brinquedos ecológicos; 4º ano – locadora de produtos; 5º ano – sabores e cores; 6º ano – ecopapelaria; 7º ano – artesanato sustentável; 8º ano – empreendedorismo social; e 9º ano – novas ideias, grandes negócios.
A professora Vanessa da Rocha Reis, da Escola Escola Municipal Ensino Fundamental Vicente Garcia, relata que a metodologia é inserida no calendário de cada disciplina e os orientadores devem usar dois períodos de sua aula para trabalhar com os alunos. “Já estamos em processo. É um assunto muito novo para eles, tanto que, no início, a proposta deixou as crianças e os jovens apreensivos”, disse. A educadora acredita na importância de estimular a cultura do empreendedorismo desde cedo, não apenas para que o estudante possa ter ideias para abrir um futuro negócio. “Conforme as aulas foram avançando, eles se abriram para o tema e estão pensando em muitas coisas criativas. Isso serve para várias situações do dia a dia, mesmo que eles não se tornem donos do próprio negócio”, ressalta.
Sobre o projeto, Vanessa destaca o fato de estar alinhado com a proposta pedagógica da escola. “Ele estimula o desenvolvimento da autonomia do aluno como cidadão, isso é o que queremos aqui na escola também”, finaliza.
Escolas e professores participantes:
Sobre o JEPP
O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi desenvolvido no SEBRAE/SP em 2001 e, no ano seguinte, aplicado em mais de 11 Estados. A proposta do curso está conectada com a missão da entidade que é “promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo”.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.