Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Programa Cidade Empreendedora chega a Santiago

Lançamento aconteceu nesta sexta-feira, 01/07, em solenidade na Casa do Empreendedor

atualizado em: 01/07/22

Da Redação

COMPARTILHE

O município de Santiago começa o mês de julho selando parceria com o Sebrae RS no Programa Cidade Empreendedora, que será desenvolvido ao longo dos próximos  dois anos. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira, 01 de julho, às 10h, em solenidade na Casa do Empreendedor.

Articulada pelo Sebrae RS em âmbito estadual junto às prefeituras locais, o programa tem como objetivo engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, através de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

“Ao longo de décadas, Santiago se tornou conhecida no Estado como ‘Terra dos Poetas’, considerando a força da área cultural e de seus talentos na música e na literatura. E muito nos orgulha que, nos últimos anos, tem também se tornado conhecida como uma cidade com viés empreendedor”, afirma o prefeito Tiago Gorski Lacerda.

Ele destaca que, a cada ano, centenas de novas empresas investem no município, fortalecendo a economia local e gerando oportunidades de trabalho. “A Prefeitura tem atuado como uma fomentadora do desenvolvimento,  por meio da Casa do Empreendedor/Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Cada vez mais, esse é o caminho que vamos fortalecer”, projeta.

O gerente regional do Sebrae, Maico Fabiano Fernandes, diz que o Programa Cidade Empreendedora proporcionará mais formalização, acesso a ferramentas de gestão e um ambiente menos burocrático, mais ágil para quem quer empreender. “E Santiago é uma cidade importante dentro da nossa regional, pois já desenvolve inúmeras iniciativas com êxito. A tendência é uma evolução ainda maior”, considera.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sadi João Gioda Neto, a parceria com o Sebrae RS chega para ajudar a construir novas perspectivas e executar ações que vão transformar o dia a dia dos santiaguenses.  “Empreender transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, declara. Segundo ele, nos últimos anos, o município  tem se fortalecido na região do Jaguari e vem sendo reconhecido por suas iniciativas, com o crescimento de oportunidades em diversas áreas.

O Programa terá gestão compartilhada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Educação e Cultura, e foco nos eixos Empreendedorismo, Gestão Pública, Educação Empreendedora, Desburocratização e Compras Públicas. Gioda explica que essa dinâmica de colaboração já existe de outras iniciativas, por meio de cursos de qualificação profissional, palestras e formações envolvendo o público das escolas, com cases de sucesso locais e regionais.

Entre os projetos a serem desenvolvidos inicialmente, o secretário destaca o fortalecimento das ações da Escola do Empreendedor, tanto na educação de base quanto na qualificação profissional;  qualificação da comunicação com as empresas locais, para ampliar sua participação nas compras públicas; e o diagnóstico das atividades da Casa do Empreendedor. “Um projeto que quero desenvolver também  é a concretização de um hub municipal de inovação, para fortalecer o  empreendedorismo tecnológico”, reforça.

O evento de lançamento do Programa, nesta sexta-feira, contou com a presença do prefeito Tiago Gorski Lacerda, secretários municipais, representantes do Centro Empresarial de Santiago, do Sebrae, do Sindicato Rural, da Associação da Mulher Empreendedora, vereadores, empresários e contadores.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: