Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI CREDITO Sei BOAS Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

SEBRAE/RS realiza oficina gratuita de licitação em Rio Grande

atualizado em: 30/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa em parceria com a Marinha, Câmara do Comércio e CDL de Rio Grande capacitará empreendedores para participar de licitação, pregão presencial e eletrônico

Da Redação

 Empreendedores serão capacitados para participar de licitação, pregão presencial e eletrônicoRio Grande – Uma ação piloto do SEBRAE/RS vai oferecer para empreendedores de Rio Grande oficina gratuita sobre as modalidades de licitação, pregão presencial e eletrônico. O objetivo da iniciativa é capacitar micro e pequenas empresas sobre essa modalidade de licitação, tornando-as aptas a participar de processos de compra da Marinha de Rio Grande e demais órgãos municipais, estaduais e federais. A atividade ocorrerá no dia 3 de outubro em Rio Grande, na sede do Câmara de Dirigentes Lojistas (Rua General Osório, 430), a partir das 19h.

Conforme explica o gestor de Políticas Públicas do SEBRAE/RS na Região Sul, Fabricio Sanches Burkert, o convênio com a Marinha de Rio Grande é resultado de um trabalho realizado desde o início de 2016, e prevê uma série de ações conjuntas que possam beneficiar as MPEs sobre os processos licitarórios, fornecendo capacitação e informação. “A partir da consultoria para implementação de compras públicas na prática, foi feito um diagnóstico sobre como as micro e pequenas empresas estavam atuando no processo de licitação governamental, e a maioria nunca havia participado”, detalha.

O Capitão de Fragata e diretor do Centro de Intendência da Marinha, Márcio Abel da Silva, relembra que o termo de cooperação com o SEBRAE/RS foi assinado em 2015, e comemora as iniciativas vindas desse acordo. “Temos a possibilidade de fomentar a participação das MPEs nas licitações. Além disso, capacitá-las para esses processos é fundamental”, disse.

A capacitação tem carga horária de 4 horas e apresentará o funcionamento das licitações para as MPEs, ressaltando a sua importância como ferramenta de acesso ao mercado e mostrando os benefícios previstos na legislação federal. “Representantes da Marinha falarão sobre o processo do pregão Antes da oficina, para que os empreendedores da cidade possam conhecerem um pouco mais da ação”, destaca o gestor.

Para se inscrever, os empreendedores devem entrar em contato com a CDL pelo telefone (53) 3231-2155 ou com o SEBRAE/RS pelo número (53) 3225-0541, com Keteryne Souza. “A partir desta oficina, queremos oportunizar a participação dos pequenos negócios nesses certames, de forma autônoma, consciente e sistemática, aproximando compradores e fornecedores”, finaliza Burkert.

Conteúdo programático:

  • Apresentação SEBRAE, apresentação do educador
  • Apresentação e integração dos participantes, levantamento das expectativas da oficina
  • Apresentação das competências gerais da oficina e nivelamento de expectativas
  • Contrato de convivência. Apresentação dos conceitos sobre as modalidades de licitação, pregão presencial e eletrônico
  • Apresentação das fases do pregão
  • Apresentação dos benefícios para MPEs,
  • Apresentação das penalidades pelo descumprimento do contrato
  • Atividade de busca e análise de editais em grupos
  • Análise de Risco na participação de licitações
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: