
Mais buscados: MEI Credito Sei BOAS Praticas CONSULTORIA

Da Redação
Porto Alegre – A Sala do Empreendedor em Porto Alegre é o espaço para as micro e pequenas empresas da cidade. Além da Prefeitura Municipal e do SEBRAE/RS, o local também oferece os atendimentos da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs). Localizada no Centro da Capital, na Rua Siqueira Campos, 805, a sala reúne profissionais capacitados para atender os empreendedores com orientação e serviços para registro e licenciamento de empresas. O horário de atendimento é das 10h às 16h, de segunda à sexta-feira.
Para simplificar ainda mais o processo de registro de empresas, a Jucergs oferece esse novo local de atendimento. “Diminuir a burocracia e o tempo de espera para a liberação de documentos sempre foi um desejo de todos. E conseguimos isso”, acredita o presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Paulo Roberto Kopschina.
Especificamente por parte da Jucergs, profissionais do órgão foram destacados para atuar na Sala do Empreendedor. “Deslocamos para a sala um contingente planejado para dar conta daquilo que nos propusemos: centralizar em um único local todas as entradas e retornos de documentos”, reforça. A cidade de Porto Alegre deve ter um dos melhores impactos quando comparados os tempos de resolução dos trâmites burocráticos. Antes da Sala do Empreendedor, o tempo médio para abrir uma empresa era de 484 dias. A estimativa é de que esse tempo caia em 87% para empresas classificadas como de alto risco e 99% para as de baixo risco.
Para a gestora estadual da REDESIMPLES no SEBRAE/RS, Janaina Zago Medeiros, a expectativa é de que empreendedores sejam acolhidos de forma objetiva e completa, já que em um mesmo espaço estão reunidos vários agentes, como da Junta Comercial, da secretaria municipal e do SEBRAE/RS. “A Sala precisa ser um local de referência da prefeitura e de seus parceiros para quem pensa em abrir um negócio próprio”, comenta a técnica do SEBRAE/RS.
Em todo o Estado, 97 cidades já contam com a Sala do Empreendedor.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
21 de Agosto de 2026Sebrae RS promove Turis Talk para fortalecer Porto Alegre como destino turístico
SAIBA MAIS20 de Agosto de 2026
Sebrae RS leva 10 pequenos negócios gaúchos à Expoagas 2026 com estande coletivo Sabores Únicos do RS
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.