Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI crEdito Sei BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Farroupilha realiza semana de formação em Educação Empreendedora para mais de 500 professores

Iniciativa acontece no âmbito do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS

atualizado em: 12/08/22

Da Redação

COMPARTILHE

Uma semana inteira dedicada à formação em Educação Empreendedora mobilizou mais de 500 professores da rede municipal de ensino de Farroupilha, entre os dias 8 e 12 de agosto. As capacitações aconteceram no âmbito do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS e foram desenvolvidas no campus da UCS Farroupilha. Foram realizadas 18 oficinas, nos períodos da manhã e tarde, com o objetivo de capacitar os participantes em diversas competências empreendedoras para que depois eles possam, junto com seus estudantes, replicar as metodologias em sala de aula.   

A psicóloga e consultora parceira do Sebrae RS para o eixo Educação Empreendedora, Ivi Helena Minuzzi, explica que as atividades foram preparadas com muito estudo e cuidado, em parceria com a coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. “A ideia foi trazer para cada professor o conhecimento que melhor se adaptasse a seu momento na turma. Tudo foi pensado para que o educador possa, no decorrer do segundo semestre, aplicar essas ferramentas no seu fazer pedagógico”, destaca Ivi. Ela esclarece que o projeto entra agora na fase da consultoria, que envolve o apoio, o suporte e os momentos de troca de boas práticas junto aos professores.  

O eixo Educação Empreendedora em Farroupilha começou no final do ano passado, com a sensibilização de diretores e vice-diretores de escola. No primeiro semestre deste ano, este mesmo público participou de uma formação sobre o ecossistema de educação empreendedora. As capacitações terão continuidade em 2023, abrangendo todo o universo de servidores do ensino municipal, educadores, orientados, professores, diretores e vice-diretores.  

A diretora geral da Secretaria Municipal de Educação, Marli Bortolini da Silva, destaca a importância da iniciativa. “Estamos saindo de um período de pandemia, no qual crianças e professores estão voltando de realidades diferentes, então essa formação se torna ainda mais relevante. Não tenho dúvida de que terá um impacto muito positivo, contribuindo para qualificar ainda mais o ensino em nossas escolas”, conta.  

Para Maria Isabel Rosseti, diretora do departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa colabora para formar os empresários do futuro. “É muito importante para estimular desde cedo o olhar empreendedor e de inovação, despertando nos alunos o interesse nesses temas”, reforça.  

Sobre o eixo Educação Empreendedora  

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo.  O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

Sobre o Cidade Empreendedora 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: