
Mais buscados: mEI Credito SEI boas praticas Consultoria

Da Redação

Pelotas – Com o objetivo de estimular os gestores públicos a adotar modelos que possam potencializar a administração dos municípios, a 3ª edição do Fórum de Gestão Pública da Região Sul ocorre nesta terça-feira, 22 de novembro, em Pelotas. O encontro, promovido pelo SEBRAE/RS, Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ocorre no Auditório Dom Antônio Zattera da UCPel (Rua Félix da Cunha, esquina com a rua 3 de Maio).
A atividade reune prefeitos, vice-prefeitos e vereadores atuais e eleitos de 42 prefeituras, abrangendo Azonasul, Acostadoce e Assudoeste, totalizando mais de 200 pessoas. Conforme explica a gerente da Regional Sul do SEBRAE/RS, Rosani Boeira Ribeiro, o fórum acontece de quatro em quatro anos, pensado de forma a auxiliar na transição de governo dos gestores eleitos. “É um momento de relacionamento. Queremos criar um ambiente favorável aos pequenos negócios, mostrando nossa disponibilidade e das outras entidades nessa transição”, disse.
A programação foi aberta pelo gerente de Politicas Públicas do SEBRAE/RS, Alessandro Machado; do presidente da Azonasul e prefeito de Morro Redondo, Rui Brizolara; e do Reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Junior. O primeiro painel aborda questões para um planejamento estratégico eficaz até 2030, com representantes do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede Sul) e Grupo Novo Sul. Na sequência, o tema é excelência em gestão pública, com o especialista do Movimento Brasil Livre (MBL), Leonidas Vieira; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; e apresentação do case de sucesso em gestão com o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite. A última apresentação aborda a lei de responsabilidade fiscal como instrumento de gestão. O ministrante é o diretor de Controle e Fiscalização do TCE-RS, Jorge Arruda.
O diretor executivo da Azonasul, Henrique Feijó, ressalta que “prefeitos bem qualificados tem o poder de tornar uma região mais competitiva. O Fórum serve como um alerta para eles pensarem em trabalhar com gestão de longo prazo”, disse. Segundo Feijó, serão debatidos os primeiros 100 dias de um governo e as tendências para a administração dos próximos quatro anos de atuação. Ele destaca, também, que apenas três prefeitos foram reeleitos. “Isso torna o evento ainda mais importante, bem como o momento que vivemos no âmbito federal”, finaliza.
Programação
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.