
Mais buscados: mEI CREDITO SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação
Na terceira e última etapa do projeto de gestão de resíduos da Mercopar deste ano – a qual considerou, inclusive, a emissão de poluentes emitidos durante a fase de desmontagem da estrutura da feira -, a empresa Trashin contabilizou nesta semana os números finais da iniciativa.
Por meio dos 76 coletores sustentáveis de ambiplast (produto sustentável desenvolvido a partir de resíduos da indústria) disponíveis no evento foram administrados 13.296,5 quilos (11.782,0kg não-recicláveis e 1.514,5 kg recicláveis) de dejetos, chegando a 84% de aproveitamento. Além disso, foram neutralizados 89 mil quilos de gás carbônico (CO2), considerando o rastreio, mensuração dos resíduos e a aferição da emissão de gases emitidos pelas estruturas de geração de energia da feira e a própria logística de destinação dos resíduos. Os indicadores serão convertidos em créditos de carbono do Projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão (https://www.carbonfair.com.br/projeto/hidreletrica-salto-pilao), que atua na compensação por meio de energia renovável.
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de inovação industrial da América Latina foi realizada de 18 a 21 de outubro, no Parque de Eventos da Festa da Uva. Em uma edição histórica, o evento recebeu um público de 35 mil visitantes, somados os acessos presenciais e virtuais, e contabilizou mais de R$ 430 milhões em negócios gerados – um crescimento de 77% em relação ao ano anterior.
Sobre a Trashin
Fundada no ano de 2018 em Porto Alegre (RS) e especializada em operações de gestão de resíduos 360° e projetos de logística reversa, a Trashin faz parte dos ESG Enablers, como são chamadas as startups que levam os pilares da agenda para dentro das empresas. A startup nasceu na incubadora do Instituto Federal do RS (IFRS) e integrou o programa de aceleração do Sebrae RS. Atualmente, desenvolve trabalhos em todas as regiões do país com projetos que ativam a economia circular de marcas de destaque no mercado, tais como: Havaianas, Nike, Tramontina, iFood, Movida, entre outros.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.