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Da Redação
Oferecer soluções individualizadas e que auxiliem as pessoas a resolverem seus problemas se tornou uma missão para o setor varejista neste período de retomada pós-pandemia. Essa é uma das conclusões do primeiro dia da edição 2023 do Retail’s Big Show – o maior evento de varejo do mundo, que acontece até o dia 17 de janeiro, em Nova Iorque. Através do programa de imersão internacional, o Sebrae RS levou 10 empresas gaúchas para participar do evento, conhecer as novidades do setor e explorar as tendências do mercado.
Entre palestras e painéis voltados para discutir o futuro do varejo, especialistas apontaram para uma personalização cada vez mais aprofundada dos produtos e serviços entregues pelas empresas. Na palestra que abriu oficialmente o evento, o CEO da National Retail Federation (NRF) – órgão que representa o setor varejista nos EUA – e presidente da Walmart U.S., John Furmer, destacou: “os negócios que conseguirem se dedicar a ajudar mais pessoas a solucionar seus problemas terão melhores chances nos próximos anos”.
Além da preocupação em entender o perfil do consumidor, outra tendência analisada está na forma como os valores de cada empresa são transmitidos para o seu público. O painel apresentado pelo Chief Marketing da Forever 21, Jacob Hawkins, e o diretor do Brands da Hollister, Jacee Scoular, trouxe a discussão sobre o engajamento de clientes a partir da colaboração entre marcas e criadores de conteúdo. Na oportunidade, os profissionais apontaram a importância de transmitir valores de maneira genuína, autêntica e que se relacione com a vida real dos consumidores.
Outro tema debatido no primeiro dia da NRF foi a relação entre as lojas físicas e virtuais no contexto atual. No painel “Futuro da Loja física em uma era Ominochannel”, Matt Alexander, CEO Neighborhood Goods, Amanda Raposo, Chief Experience Officer da Camp e Anna Harman, CEO da Studs, exploraram as diferenças entre os modelos de lojas, mas principalmente, seus papéis no objetivo de melhor servir os clientes. Já o painel “Preparando para o futuro do varejo”, com Harley Finkelstein, presidente do Shopify e Richard Dickson, Chief Operating Officer da Mattel, reafirmou a importância de estar presente em ambos os meios, sobretudo em com a ideia de as interações digitais são decisivas para o fluxo nas lojas físicas.
“A construção do futuro do varejo tem muito a ver com flexibilidade, adaptabilidade e ousadia, para desenvolver ações que estejam de acordo com as novas demandas de consumo. Serviços e entretenimento precisam fazer parte do varejo. As lojas físicas estão assumindo novas funções”, comenta o coordenador de varejo do Sebrae RS, Fabiano Zortéa.
Sobre o programa de imersão internacional
A comitiva organizada pelo Sebrae RS em parceria com a Fecomércio-RS, CDL e Sindilojas Porto Alegre, reúne 36 integrantes, sendo 10 empreendedores que foram selecionados e receberam apoio financeiro do Sebrae RS, além de empresários e lideranças das organizações parceiras. Além da participação na NRF, os empresários irão participar de visitas técnicas em lojas de destaque em Nova York, workshops exclusivos e atividades de acompanhamento para implementação de ações e evolução dos seus negócios.
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