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Da Redação
Porto Alegre – As atividades que influenciam diretamente no cotidiano da sociedade, os chamados negócios de impacto social, são um nicho de mercado crescente e que, no ano de 216, contaram com o impulso do SEBRAE/RS. O Programa Agir – Aceleração e Geração de Impacto Social no RS, com duração de seis meses, atendeu 13 micro e pequenas empresas (MPEs) por meio de consultorias e atividades para estruturarem melhor o seu modelo de crescimento, de receita e de impacto. A apresentação de resultados ocorre hoje, 12 de dezembro, a partir das 19h, no Nós Coworking (Anexo 2 do Shopping Total, na Avenida Cristóvão Colombo, 545).
O encontro final do programa contará com um fórum, com o caso de sucesso da Insecta Shoes e apresentação das quatro empresas participantes que obtiveram resultados mais expressivos (Colibri, Um por Cento, Re-ciclo, Igualla e Químea). Conforme explica a gestora da iniciativa pelo SEBRAE/RS, Lucimara Miceli, os negócios desenvolvidos pelas empresas fazem parte de diversos segmentos, com destaque para a área da saúde, reaproveitamento, educação, sustentabilidade e acessibilidade. “O foco desses empreendimentos não é uma ação pontual, mas sim um conjunto que impacta na sociedade como um todo”, aponta.
A metodologia utilizada no projeto foi baseada em três focos principais, ajudando as empresas a encontrarem modelos de crescimento, receita e impacto, com monitoramento e acompanhamento pelo Caminho Empreendedor. Além disso, foram realizadas consultorias individuais com carga horária de 20h de forma presencial e a distância. “O encontro final será uma oportunidade para que esses participantes apresentem seus projetos a fim de realizar networking e captar possíveis investimentos por parte de outros integrantes do ecossistema desse segmento”, ressalta Lucimara.
O técnico do SEBRAE/RS Tulio Josue Pinheiro dos Santos, que acompanhou o desenvolvimento das atividades, comenta que a rotina de atividades foi intensa e que foi possível encontrar resultados já no andamento do programa. O encerramento, que será através do Fórum de Negócios de Impacto Social, servirá para que os empresários detalhem a sua participação, elencando o aproveitamento das atividades e, ainda, unir os principais atores desse ecossistema para fortalecer ainda mais o nicho de mercado. “Todas as ações foram desenvolvidas tanto com base no perfil e empolgação do empresários quanto nos resultados que queríamos trazer para eles, ou seja, ajudá-los a encontrar o seu modelos de crescimento, receita e impacto”, disse.
Entre as propostas trabalhadas destacam-se as ações estratégicas para modelagem do negócio, testes de mercados para verificação se o produto ou serviço era viável economicamente e apresentação de diferentes tipos de investimentos de impacto. “Fazer com que eles percebessem o conjunto de valores deste nicho foi muito importante para a realização do programa, que terá uma nova turma em 2017”, antecipa Santos.
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