
Mais buscados: mEI Credito SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação

Responsáveis por 52% dos empregos do País, os donos de pequenos negócios apostam em um 2017 com ligeira melhora de faturamento. De acordo com pesquisa feita pelo SEBRAE, 82% dos empreendedores acreditam que a retomada do crescimento da economia brasileira começará a partir de 2018. Para quase 63% dos empresários de pequenos negócios, 2017 terá desempenho melhor do que as vendas registradas em 2016.
O levantamento realizado pelo SEBRAE detectou que 2016 foi um ano difícil para as micro e pequenas empresas: 60% dos empreendimentos de pequeno porte tiveram um desempenho pior do que em 2015. “A recessão, com a consequente perda de emprego, e as altas taxas de juros são os fatores que mais contribuíram para esse cenário, que tende a apresentar melhoras a partir da renegociação das dívidas das micro e pequenas empresas com a Receita Federal. Ganha a economia e ganha o empreendedor que, com o caixa organizado, conseguirá aproveitar esta retomada do crescimento, até porque o ano de 2016 foi muito sofrido”, analisa o presidente do SEBRAE, Guilherme Afif Domingos.
Para Afif, é necessário encontrar saídas para desburocratizar e facilitar o acesso a crédito. “Os custos com antecipação de impostos e taxas são os que mais pesam no caixa das empresas. Neste momento precisamos de estímulos, e não de barreiras”.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.