Mais buscados: mei credito SEI Boas práticas CONSULTORIA
Da Redação
O município de Ijuí acaba de iniciar uma nova trajetória rumo à inovação. Na manhã desta sexta-feira (17), representantes da quádrupla hélice – sociedade civil organizada, empresas, universidade e poder público – reuniram-se na sede do Sebrae RS Noroeste para participar do encontro “Oportunidades do Ecossistema de Inovação e Desenvolvimento”. Iniciativa da Prefeitura em parceria com o Sebrae RS, o evento foi realizado no âmbito do Programa Cidade Empreendedora com o objetivo de promover a ativação do ecossistema de inovação municipal e a estruturação de sua governança.
Esta é mais uma etapa de um conjunto de ações para potencializar o ambiente inovador na região. Novos encontros serão desenvolvidos ao longo dos próximos cinco meses com a participação do grupo e, também, de outras pessoas interessadas em se unir ao movimento. O analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Cássio Eduardo Fridriczewski, destaca que quem quiser contribuir pode procurar a Prefeitura, o Sebrae RS ou a ACI para buscar informações detalhadas sobre a iniciativa e sobre como participar dos próximos encontros.
“Nosso objetivo é criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento da inovação no município e região. E, para que isso ocorra, é importante que ações dos diversos atores do ecossistema estejam alinhadas e ocorram de maneira sinérgica. Assim, temos representantes das mais diversas hélices do município, pensando e planejando o futuro da inovação”, reforça Fridriczewski.
Para o servidor municipal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e coordenador do Cidade Empreendedora, Cristiano Palharini, o Programa desenvolvido pelo Sebrae RS tem gerado avanços significativos para o ambiente empreendedor de Ijuí.
Segundo ele, já existem no município importantes iniciativas no campo da inovação, mas faltava um movimento coordenado e conectado entre todos os atores e instituições. “A atividade econômica intensiva em conhecimento tem o potencial de ser um vetor para o desenvolvimento. Tenho certeza de que, com este grupo de pessoas criativas e engajadas, vamos colaborar muito para o avanço de nossa comunidade, de nossas empresas e da nossa cidade”, afirma.
A coordenadora da Criatec, incubadora de empresas de inovação tecnológica de Ijuí, Maria Odete Palharini, se diz muito entusiasmada com a continuidade do trabalho de ativação do ecossistema local de inovação. “Entendo que o principal papel do ecossistema é a conectividade dos atores envolvidos na temática da inovação. Ijuí tem muitas ações desconectadas em andamento. Definindo aonde se quer chegar e unindo esforços, temos tudo para ser uma referência entre as cidades de médio porte”, conclui Maria Odete.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
28 de Novembro de 2024Três iniciativas gaúchas são finalistas do Desafio Liga Jovem Sebrae
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.