Mais buscados: mEI CRÉDITO sei Boas Praticas consultoria
Da Redação
Manter a crescente dos últimos anos é a estratégia que rege o futuro da Dankana, fabricante de produtos para artes marciais de Erechim. Em 2022, a empresa participante do projeto Conexão Indústria Moda Norte, do Sebrae RS, ampliou seu mix de produtos, investiu em marketing e tráfego. As medidas fizeram o negócio crescer e atingir todos os estados brasileiros, além de chegar aos mercados do Uruguai, Colômbia e Espanha. O resultado foi um crescimento de 68% no faturamento, com relação ao ano anterior. Para 2023, é crescer mais 50%.
De acordo com a sócia-proprietária da Dankana, Laudi Spironello, a expectativa para este ano se dá por conta do aquecimento do setor. “A filosofia de vida e a disciplina transmitida pelas artes marciais são cada vez mais necessárias no mundo atual. Além disso, há o fato de que atletas brasileiros têm obtido destaque em campeonatos nacionais e internacionais, o que ajuda a promover a prática das artes marciais”, afirma.
O presente que virou negócio
A empresa surgiu de maneira inusitada, conforme conta Laudi. “Minha mãe e eu tínhamos uma fábrica de uniformes empresariais, mas no Natal de 2015, queríamos presentear o meu sobrinho com um kimono de karatê. Tivemos dificuldade para encontrar o presente, decidimos fabricar nós mesmas e recebemos elogios da sensei. Sendo assim, percebemos que o mercado de artigos para artes marciais passava por uma carência e decidimos investir nisso”, lembra. A empresária conta que desde a entrega da primeira encomenda, em janeiro de 2016, a empresa voltou-se somente para o mercado das artes marciais – em sua origem, realizava a confecção de uniformes para o trabalho.
Se no início o foco eram os kimonos de karatê, atualmente a empresa produz artigos para outras modalidades, como Jiu-Jitsu,Taekwondo, Hapkido e Shorinji Kempo – sendo a única empresa autorizada a produzir uniformes com a logo da arte na América do Sul.
Atenção ao mercado é essencial
Diferentemente do que se pode imaginar, o negócio no ramo dos uniformes empresariais ia bem antes da mudança de mercado. O novo rumo foi uma opção, conforme explica Laudi. “Estávamos indo bem no ramo dos uniformes empresariais, mas vimos uma grande oportunidade no mercado de artigos para artes marciais e decidimos mudar”, conta.
Para o gestor de projetos do Sebrae RS, Gladistom Deliberali, a mudança mostra o quanto a atenção ao cenário mercadológico é importante para o bom desenvolvimento dos negócios. Essa é uma das muitas estratégias desenvolvidas pelo programa da organização. “A Laudi e os sócios viram na dificuldade de encontrar um produto uma carência no mercado e isso explica o grande crescimento da empresa desde sua abertura. A Dankana com certeza é um case de sucesso no que diz respeito a aproveitar bem as oportunidades”, diz.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.