Mais buscados: MeI credito SEI Boas praticas consultoria
Da Redação
Buscando fomentar ainda mais o setor turístico da capital gaúcha, Sebrae RS, Pacto Alegre e Prefeitura Municipal lançaram na manhã desta quinta-feira, 26, no Pontal Shopping, a Aliança pelo Turismo. A ação é um movimento que busca reunir as lideranças da iniciativa privada e suas ações, junto ao poder público para que o turismo porto-alegrense ganhe protagonismo no cenário nacional. Com a ideia de colocar a comunidade como protagonista, a iniciativa irá buscar a participação de 50 mil porto-alegrenses em produtos turísticos até 2024 e ampliar o número de visitantes em 15% durante o mesmo período.
Sob mediação do Secretário Municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre (SMDET), Júlia Evangelista Tavares elencou como prioridades da iniciativa o apoio na captação de eventos na cidade, o fortalecimento de ações promocionais no mercado nacional, o incentivo e promoção de projetos estratégicos e o fomento do turismo gastronômico e cultural do Rio Grande do Sul. “Temos hoje em Porto Alegre mais de 300 hotéis e um a cada oito empregos na cidade estão relacionados à cadeia produtiva do turismo. O momento do setor aqui na capital é novo e precisamos valorizá-lo”, comenta a Secretária.
Na mesma direção, a coordenadora dos projetos de turismo e economia criativa do Sebrae RS, Amanda Paim, apresentou os planos da Aliança pelo Turismo, que foram traçados em um plano de marketing desenvolvido pela organização em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sindilojas, CDL e Sindha Porto Alegre, Convention Bureau e Pacto Alegre. Inicialmente, o projeto atuará em cinco frentes: posicionamento e organização da oferta turística; inteligência e gestão de dados; capacitação e qualificação da cadeia produtiva; abertura de canais de comunicação e atendimento; e divulgação e comercialização da cidade.
Para a especialista, mais do que a prospecção, o momento é de priorizar quem vive na capital. “Queremos atrair o maior número possível de visitantes a Porto Alegre. Porém, para conseguir atrair o público externo, precisamos dar atenção àqueles que estão aqui. Afinal, não se faz turismo sem a comunidade”, ressalta. A fala da especialista foi corroborada pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. “A cidade, para ser boa para o turista, tem que ser boa para quem mora nela”.
Novos produtos
O evento da Aliança pelo Turismo também foi o momento de lançamento de dois novos produtos. O primeiro foi a campanha “Porto Alegre Toda Tua”, com um vídeo clipe institucional ilustrando a presença de pessoas em diferentes pontos da cidade. O segundo é o lançamento do site “Destino Poa” (www.destinopoa.com.br), plataforma oficial do turismo de Porto Alegre.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.