Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI credito sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Conheça os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Mais de 100 projetos gaúchos se inscreveram para obter o reconhecimento

atualizado em: 27/03/24

Da Redação

COMPARTILHE

Foram revelados nesta quarta-feira, 27 de março, em cerimônia especial em Porto Alegre, os vencedores do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 12ª edição. Com 107 projetos inscritos e um total de 93 habilitados os participantes foram avaliados segundo critérios favoráveis aos municípios.  

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhece, valoriza e difunde iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais que visam melhorar o ambiente de negócios, o fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial. Os projetos passaram por avaliações técnicas, pré-seleção 1, pré-seleção 2, visita técnica e julgamento final. Foram julgados por comissões formadas por especialistas de entidades, imprensa e universidades.  

De acordo com a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Medeiros, esse reconhecimento joga luz em iniciativas propulsoras de desenvolvimento, prosperidade e satisfação nos municípios em que são aplicadas. “Acompanhamos de perto a melhoria do ambiente empreendedor de cada município e, também, tudo o que está no entorno, então acreditamos que é justo e benéfico premiar quem se destaca”, afirma.

Conheça os municípios premiados

CATEGORIA GOVERNANÇA TERRITORIAL

Projeto Vencedor: Consórcio Intermunicipal Lar de Acolhimento São Francisco

Resumo: O Projeto premiado tem como objetivo acolher e cuidar de crianças e adolescentes em situação de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. Promove a reintegração à vida social, proporciona ambiente agradável para viabilizar o acesso ao lazer, com estímulo à aprendizagem, por meio de cursos profissionalizantes, que preparam os acolhidos para a inserção no mercado de trabalho.

Prefeitos: José Alberto Panosso, de Frederico Westpahlen; Caetano Albarello, de Palmitinho; Daniel Coelho dos Santos, de Caiçara; Tomaz de Aquino Rossato, de Vicente Dutra; Luiz Blanco Alves, de Taquaruçu do Sul; Zairo Riboli, de Vista Alegre; Nelbo Aldair Appel, de Pinheirinho do Vale.

 

CATEGORIA COMPRAS GOVERNAMENTAIS

Projeto Vencedor: Plano de Compras

Resumo: O projeto premiado nesta categoria implementou a Nova Lei de Licitações em tempo recorde, promoveu a melhoria dos processos de compras municipais e ampliou o número de fornecedores locais, desburocratizando processos internos.

Prefeito: Iura Kurtz, de Marau.

                                                  

CATEGORIA DE INCLUSÃO PRODUTIVA

Projeto Vencedor: Capacita Caxias

Resumo: O programa CAPACITA CAXIAS tem o propósito de desenvolver pessoas e transformar negócios, atuando com 2 públicos específicos: pessoas que queiram entrar para o mercado formal de trabalho e pessoas que são empreendedoras e precisam se qualificar para melhor gerir seus negócios ou que desejam formalizar seus negócios.

Prefeito: Adilo Angelo Didomenico, de Caixas do Sul.

 

CATEGORIA EMPREENDEDORISMO RURAL

Projeto: Ticket da Agricultura Familiar

Resumo: O Ticket da Agricultura Familiar visa fomentar a diversificação de culturas agrícolas e fortalecer o setor primário. O ticket prevê a concessão de auxílio alimentação complementar aos servidores municipais, para utilização exclusiva na aquisição de alimentos junto aos feirantes da agricultura familiar, às cooperativas de agricultores familiares, aos pescadores artesanais e aos quilombolas de São José do Norte.

Prefeita: Fabiany Zogbi Roig, de São José do Norte.

 

CATEGORIA EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA

Projeto: Alternativa empreendedora a partir da meliponicultura na escola

Resumo: O projeto que surgiu da preocupação com o meio ambiente, promovendo a integração dos alunos e da comunidade em geral, com a criação de meliponários nos espaços escolares para estudos sobre preservação ambiental, produção de mel como alternativa para alimentação saudável e visando o empreendedorismo por meio da extensão dessa prática nos lares dos alunos e na comunidade em geral.

Prefeito: Valmir Land, de Condor.

 

CATEGORIA SUSTENTABILIDADE & MEIO AMBIENTE

Projeto: Pila Azul: Moedas de Impacto para uma Cidade Sustentável

Resumo: O Pila Azul é uma moeda social que promove a reciclagem e apoia a economia circular. O projeto reduziu o volume de resíduos destinados a aterros, promoveu a eficiência na gestão de resíduos urbanos e impulsionou a renda dos catadores, transformando-os em “Ecotrabalhadores”, por meio do fortalecimento das associações de reciclagem e da circulação do Pila Azul.

Prefeito: Tiago Gorski Lacerda, de Santiago.

 

CATEGORIA SALA DO EMPREENDEDOR

Projeto: Projeto DesenvolvEV

Resumo: O projeto foi criado para estimular o desenvolvimento econômico, criando um ambiente favorável para as micro e pequenas empresas através de um conjunto de iniciativas que visam a atração e fomento aos empreendedores, implementando ações de desburocratização, incentivos e acesso facilitado. Modernizando a Sala do Empreendedor criando uma comunicação mais transparente e acessível e assim aumentando o número de atendimentos. 

Prefeito: Diego Willian Francisco, de Estância Velha.

 

CATEGORIA SIMPLIFICAÇÃO & FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO

Projeto: Porto Alegre, Cidade Amiga do Empreendedor

Resumo: O projeto tem o objetivo de garantir a liberdade econômica, promovendo a desburocratização e fortalecendo o empreendedorismo e a economia criativa. A iniciativa, possibilitou a abertura de empresas de maneira simplificada e colocou a capital em posição de destaque a nível nacional, automatizando a resposta de viabilidade e tornando o processo mais célere, garantindo segurança e qualidade nas respostas, reduzindo erros e eliminando o retrabalho.

Prefeito: Sebastião Melo, de Porto Alegre.

 

CATEGORIA TURISMO & IDENTIDADE TERRITORIAL

Projeto: A transformação do turismo de Encantado através do Cristo Protetor

Resumo: O projeto teve objetivo de mobilizar a comunidade de Encantado, em prol da construção de uma estátua que representasse a fé do encantadense e que impactasse no desenvolvimento local, despertando na cidade e região um novo segmento econômico a ser explorado, o turismo. A construção da maior estátua de Cristo, sem recursos públicos, evidenciando o espírito colaborativo da comunidade e impactando economicamente a cidade, aumentando o fluxo de turistas, impulsionando o comércio local e despertando o espírito empreendedor de toda comunidade.

Prefeito: Jonas Calvi, de Encantado.

 

CATEGORIA CIDADE EMPREENDEDORA

Projeto: Venâncio Empreendedor

Resumo: O conjunto de iniciativas promove uma abordagem holística para impulsionar os pequenos negócios, modernizando a gestão, desburocratizando processos, estimulando o empreendedorismo e participação nas compras públicas para dinamização da economia, por meio do Programa Fortalece Venâncio. O avanço educacional, com a criação da Olimpíada de Robótica e ‘Qualifica Venâncio’, assegura uma mão de obra qualificada. A integração desses eixos forma uma estratégia unificada para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios.

Prefeito: Jarbas Daniel da Rosa, de Venâncio Aires.

 

Saiba mais sobre as categorias da premiação em: https://prefeituraempreendedora.sebrae.com.br/categorias-calend%C3%A1rios/

Confira as fotos clicando AQUI  

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: