Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Redução do poder de compra do consumidor afeta duas em cada 5 empresas gaúchas

Segundo pesquisa do Sebrae RS, apesar da constatação de um cenário mediano, empresários estão confiantes

atualizado em: 03/04/24

Da Redação

COMPARTILHE

A bimensal Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Sebrae RS ouviu empreendedores de Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEI) entre 6 e 24 de março de 2024. Os setores consultados foram: comércio, serviços, indústria e agronegócio. O levantamento abrange uma avaliação do desempenho das empresas abordando variados aspectos como faturamento, ocupação e acesso ao crédito, e, também, as perspectivas para os próximos bimestres.  

Um dos destaques nos resultados da pesquisa desse bimestre foi a percepção de que há escassez de clientes e redução do poder de compra do consumidor e isso está afetando duas em cada 5 empresas no Rio Grande do Sul. Foram 43% dos entrevistados que comentaram estarem sentindo falta do interesse por parte de seus clientes. Nesse sentido, 49% das empresas sinalizaram queda no faturamento, enquanto somente 15% indicaram aumento. Ainda assim, 56% das empresas têm como principal desafio aumentar as vendas e 49% equilibrar as finanças. 

 

No quesito ocupação, 57% das empresas indicaram estabilidade na ocupação e 28% sinalizaram redução no número de ocupados. A minoria delas, 28%, buscaram crédito no último bimestre e, o, valor médio obtido por empresa foi de R$ 98,1 mil. 

 

Confiança na melhora do cenário 

 

Ainda que o cenário esteja demonstrando poucos resultados favoráveis e incertezas, 44% dos empresários estão confiantes na melhoria da situação da economia do estado, e, 38% acreditam que não haverá alteração no próximo bimestre.  Para 61% dos empresários haverá melhoria do seu ramo de atividade para o próximo bimestre. 

 

De acordo com o diretor-superintendente em exercício e diretor Técnico do Sebrae RS, Ariel Fernando Berti, a pesquisa demonstra que os empreendedores gaúchos não se retraem com o cenário de escassez em alguns pontos, mas, sim, olham com otimismo para o futuro. “Os empreendedores sabem que precisam priorizar investimentos para que suas empresas cresçam de forma saudável e também fazer bons planejamentos para colher melhores resultados no futuro”, avalia.  

 

Dos resultados, uma boa perspectiva no cenário das micro e pequenas empresas é que 50% dos empresários têm a intenção de expandir o negócio e 44% manter as atividades nos próximos 2 meses. Também 40% deles pretende aumentar a ocupação de pessoas nos próximos 2 meses.  

 

Acesse a pesquisa completa em: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Relatorio-Pesquisa-de-Monitoramento-Bimensal-Marco-de-2024-VF.pdf 

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: