Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Projeto pioneiro de Educação de Jovens e Adultos em Lajeado promove formação empreendedora

atualizado em: 12/04/24

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa inovadora busca capacitar estudantes da EJA para serem protagonistas de suas vidas através do empreendedorismo e desenvolvimento de competências.

 

Com o objetivo de transformar a educação de jovens e adultos (EJA) em uma jornada de empoderamento e realização pessoal, o projeto piloto, quer promover a busca pela motivação individual e a ressignificação dos sonhos dos estudantes, do nível de ensino a jovens e adultos.

 

O encontro de abertura, ocorrido na última sexta-feira, conduzido por Valdirene Lobato e Maristela Teixeira (coordenadoras EjA Pelotas), marcou o início dessa jornada transformadora, que contará com uma formação distribuída em 6 módulos e que acontece entre os meses de Maio e Julho. Participam do projeto as escolas EMEF Francisco Oscar Karnal e EMEF Campestre, ambas localizadas em Lajeado. A formação, que capacita os professores para liderar o trabalho com os alunos no segundo semestre, será conduzida por Giuliana de Moura, consultora só Sebrae RS.

 

Kamille Schmidt These, Gestora Estadual de Educação Empreendedora no Sebrae RS, enfatizou a importância da formação empreendedora como ferramenta fundamental para capacitar os estudantes a se tornarem protagonistas de suas próprias vidas. Através do desenvolvimento de competências empreendedoras, como elaboração de projetos de vida, geração de ideias, pesquisa de mercado, prototipação e educação financeira, os alunos da EJA terão a oportunidade de compreender seu papel transformador na sociedade e em seu próprio ambiente.

 

Para Bruna Mendel de Quadros, representante da coordenação da Secretaria de Educação de Lajeado, a iniciativa busca integrar o currículo escolar às demandas do mercado, promovendo o empreendedorismo, postura profissional, currículo e negócios, alinhados às necessidades dos estudantes que já estão inseridos ou prestes a ingressar no mercado de trabalho. Bruna enfatiza ainda a importância da parceria estabelecida com o Sebrae, sendo de extrema importância para fortalecer o ensino de Jovens e Adultos (EJA) com foco no mundo do trabalho. O lançamento e formação inicial da parceria já ocorreram, gerando expectativas positivas para o desenvolvimento contínuo desse trabalho, destaca.

 

Este projeto representa um passo significativo na promoção da educação inclusiva e na construção de um futuro mais promissor para os jovens e adultos de Lajeado. À medida que o projeto piloto for concluído, espera-se que seus resultados positivos inspirem iniciativas semelhantes em outras regiões, ampliando assim o impacto positivo na comunidade e na sociedade como um todo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: