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Professores da regional Norte do Sebrae RS são reconhecidos pelo Prêmio Educador Transformador

O projeto “Caracterização técnica e econômica de propriedades rurais” recebeu o primeiro lugar nas etapas estadual e regional; e o “Desafio de Robótica Mobkits de Três Palmeiras” foi o terceiro colocado na etapa estadual

atualizado em: 16/04/24

Da Redação

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O Prêmio Educador Transformador é uma iniciativa do Sebrae Nacional, e o principal objetivo é identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores, alinhados à Educação Empreendedora, que tenham sido implementados por professores em escolas públicas ou privadas de todo o país. Na regional Norte do Sebrae RS, dois projetos foram premiados e um deles disputará a final nacional que acontecerá no dia 24, deste mês, durante a Bett Brasil em São Paulo.

Sobre a premiação

O Prêmio é um projeto educacional transformador, que busca apoiar o desenvolvimento de competências empreendedoras que possibilitem transformar o conhecimento e a experiência em valor para o indivíduo e para a coletividade.

O processo é composto por três etapas, sendo a primeira a nível Estadual, onde foram escolhidos os projetos que representaram os vinte e seis (26) estados e o Distrito Federal, em cada uma das sete categorias do Prêmio. A segunda etapa selecionou os projetos mais bem avaliados de cada categoria, em cada uma das cinco (5) regiões do país, classificando-os assim para a final Nacional, que é a última etapa da premiação.

Sobre os premiados da regional Norte do Sebrae RS

Desafio de Robótica Mobkits

Na etapa estadual, o terceiro colocado da categoria Ensino Fundamental – Anos Finais, foi o projeto “Desafio de Robótica Mobkits de Três Palmeiras”, desenvolvido pelo professor Cristiano Lanzini, que explica como foi realizada a ação.

“O Desafio de Robótica é um evento que envolve uma competição entre dois robôs em uma arena circular, onde o objetivo é empurrar o adversário para fora da arena. No dia do evento, mais de 40 equipes participaram, a maioria vinda de Três Palmeiras, além de equipes de outras cidades como Trindade do Sul, Nonoai, Gramado dos Loureiros, Rio dos Índios e Entre Rios do Sul e Erval Seco”, disse Lanzini.

Para a realização do desafio, o professor Cristiano Lanzini realizou oficinas com os alunos e professores da cidade de Três Palmeiras e região, passando orientações para a montagem dos robôs, seguindo as regras estabelecidas. Por meio de oficinas, as equipes aprenderam não apenas a construir seus robôs, mas também a gerenciar o tempo, tomar decisões e trabalhar de forma cooperativa.

Caracterização técnica e econômica de propriedades rurais

Desenvolvido pelo professor Getúlio Jorge Stefanello Júnior, de Frederico Westphalen, o projeto “Caracterização técnica e econômica de propriedades rurais” foi classificado em primeiro lugar na categoria Educação Profissional tanto na etapa Estadual, como Regional, garantindo assim um lugar na disputa pelo título Nacional.

Este projeto tem como objetivo a caracterização técnica e econômica de propriedades rurais”. O professor Getúlio ressalta que, cerca de 50% dos alunos do terceiro ano do técnico agropecuária Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) são do meio rural, a propriedade escolhida para ser analisada tem que ser da família de um dos estudantes do grupo, “assim eles podem entender melhor o negócio da família e que isso, quem sabe, oportunize até um processo melhor de sucessão rural”, explica.

Para a realização das ações os alunos participantes são divididos em grupos e eles têm que fazer levantamento de informações técnicas e econômicas da propriedade rural, analisando, inclusive, a lucratividade de cada uma das atividades, as margens brutas em especial e a renda da propriedade em um ano agrícola. “Essas informações são organizadas em um documento digital que eles têm que entregar no final do ano. Incluindo, além da parte histórica da propriedade, a gente pede que se faça, depois de todas as análises, cálculos, uma etapa do trabalho que são as constatações e proposições, como se fosse a devolutiva para o agricultor, para ele saber como é que está a realidade da propriedade” ressalta Getúlio.

Devido a relevância que a ação mostrou, o projeto que iniciou sendo desenvolvido apenas no terceiro ano do ensino médio, hoje já está sendo aplicado desde o primeiro ano, quando o foco é conhecer a propriedade e o seu entorno, no segundo ano, eles fazem a caracterização mais técnica da propriedade, aprofundando mais os conhecimentos técnicos e encerram no terceiro ano com o panorama completo.

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