Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito Sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Workshop do Município do Rio Grande visa aprimorar o Plano Anual de Compras

atualizado em: 17/04/24

Da Redação

COMPARTILHE

No dia 12 de abril, sexta-feira, o Município do Rio Grande realizou um workshop dedicado à construção do seu Plano Anual de Compras, ação realizada pela Secretária de Compras e Licitações e Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae RS através do Programa Cidade Empreendedora. Essa iniciativa integra uma etapa importante do programa, focada na elaboração do plano anual de contratações. Após realizar as etapas de revisão dos fluxos internos e processos, também é feita a análise dos materiais de bens e serviços. Além disso, busca-se planejar a otimização das compras para garantir eficiência nos processos.

De forma concomitante, acontece a coleta de informações junto aos fornecedores atuais e potenciais do Município. Esse levantamento visa compreender a situação do fornecimento, incluindo a conformidade para fornecer à prefeitura, pontualidade nos pagamentos e os motivos pelos quais alguns fornecedores ainda não estão envolvidos. Destaca-se ainda a colaboração das entidades como o CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Câmara do Comércio da Cidade do Rio Grande para realizar essa pesquisa junto aos seus associados.

Após a elaboração do Plano Anual de Compras, está prevista a realização de um seminário voltado para as empresas locais. Nesse evento, serão apresentados detalhes sobre o que o Município pretende adquirir, as quantidades necessárias, os prazos de aquisição e as oportunidades oferecidas pelo plano. Para Fabrício Burkert, Analista de articulação territorial do Sebrae RS, o objetivo principal é qualificar, orientar e incentivar a participação das empresas locais nesses processos de compra e licitações, buscando a conexão delas a este mercado de oportunidades, desta forma os recursos permanecem no Município do Rio Grande e região, contribuindo para a geração de empregos, aumento da renda e o desenvolvimento econômico local.

Para o Secretário de Gestão Administrativa de Habitação e Regularização Fundiária e Gabinete de Compras e Licitações, Deivid Moraes Mendes, o plano depois de pronto é importante para que a Prefeitura possa dialogar com as empresas locais, os microempreendedores, para que eles possam ver a capacidade de fornecimento, de oportunidades que o Município oferta e que eles possam se interessar por isso dentro do seu ramo de atividade. Destaca que a atividade junto ao Sebrae é de grande relevância para o aperfeiçoamento das equipes para a construção do plano de contratação anual e a oportunidade de novos negócios.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: