Mais buscados: Mei credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Especialistas do Sebrae RS fizeram cinco apostas sobre os temas que devem pautar a NRF Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo e que ocorre de 12 a 14 de janeiro, em Nova York (EUA). Realizada anualmente na maior cidade dos Estados Unidos, a feira é ponto de referência para entender as tendências que moldam o futuro do varejo. Para pequenos empreendedores, acompanhar o evento é essencial para manter-se à frente e aproveitar as transformações do mercado. Neste ano, a integração entre canais de vendas, inteligência artificial, sustentabilidade e economia circular, entre o varejo físico e o digital, inovações no design de lojas e experiência do consumidor e novas fontes de receita para o varejo através do retail media devem estar em foco durante o evento.
O programa de imersão liderado pelo Sebrae conta com 55 empresários e expoentes do varejo do Rio Grande do Sul que visitam a NRF, em Nova York, a partir da próxima semana. A NRF espera mais de 40 mil pessoas de mais de cem países durante três dias, além de expositores de equipamentos e tecnologias voltadas exclusivamente para o varejo. Somado ao evento, a missão tem outro ponto alto: visitas a lojas na cidade para conhecer novidades e captar inspirações para incrementar as operações na volta.
Ao todo, integram a comitiva 20 empresas apoiadas pelo Sebrae RS, além de 35 líderes do varejo gaúcho que representam as instituições que apoiam o desenvolvimento do segmento (Sesc RS, Fecomércio RS, CDL Porto Alegre, Sindilojas Porto Alegre e Federação Varejista do RS).
“O principal desafio para os empreendedores do varejo é atrair o cliente para a loja física, especialmente no cenário brasileiro. No meio dessas discussões, estão estratégias que possam fazer com que isso aconteça, como agregar serviço a venda do produto”, explica Fabiano Zortéa, especialista em Varejo e Consumo do Sebrae RS.
O que esperar da NRF 2025
Inteligência artificial
A IA, como é chamada, deve aparecer de forma mais prática nesta edição da NRF, com mais aplicabilidade para melhorar eficiência operacional das lojas. Por exemplo, interações digitais que possam gerar dados e relacionamento mais personalizado com o cliente, o que possibilita a oferta de produtos com muito mais aderência e até acrescentar outros itens e serviços que sejam mais relevantes para o consumidor. Outro ponto em que a IA deve aparecer é na gestão de estoques, que é um desafio para o varejo, podendo fazer um link com histórico de vendas.
Essas soluções, antes restritas somente ao cenário das grandes empresas, devem aparecer mais acessíveis para pequenos varejistas. Desde chatbots para atendimento até algoritmos que otimizam estoques, as possibilidades são inúmeras e acessíveis para negócios de diferentes tamanhos.
Sustentabilidade
Os consumidores estão cada vez mais atentos à responsabilidade ambiental das marcas que eles consomem. A NRF 2025 deve apresentar soluções sustentáveis e iniciativas de reutilização de materiais para empresas. Pequenos negócios podem se destacar nesse cenário ao adotar algumas práticas. Como exemplo, podemos citar o uso de embalagens ecológicas ou programas de reciclagem. Ou seja, a reutilização de materiais e a logística reversa podem ser diferenciais competitivos.
Essa área engloba desde a venda de produtos sustentáveis e sua aderência até como elaborar lojas físicas com materiais mais sustentáveis.
Integração da loja física com o on-line
A NRF deve trazer formas e soluções de como atrair o cliente para a loja física a partir de interações relevantes nos canais digitais, que devem aparecer na NRF como indutores para levar o cliente para a loja física.
Para pequenos negócios, isso pode significar a adoção de um sistema simples de pedidos online com retirada na loja ou oferecer atendimento personalizado em diferentes canais. Adaptar essas estratégias pode significar mais eficiência e melhor atendimento ao cliente, coma criação de uma experiência de compra fluida e personalizada.
Retail media
Estratégia de marketing que possibilita às marcas publicarem anúncios em espaços varejistas, o que inclui desde plataformas online até unidades físicas. Isto é, o varejo pode ter uma nova fonte de receita, com uso de sua audiência, tanto na loja física como virtual, para apresentar produtos de outras marcas e gerar receita a partir disso, tanto para o próprio varejo como para a marca.
Essas redes de mídia no varejo permitem que lojistas usem seus canais como ferramentas de publicidade. Por exemplo, uma loja de bairro pode divulgar promoções nas redes sociais ou usar espaços da loja para exibir produtos de parceiros. Desta forma, pequenos negócios podem adotar soluções semelhantes, explorando novos fluxos de receita.
Inovações no design de lojas e experiência do consumidor
Modelos disruptivos de lojas, como hubs de estilo de vida, e experiências interativas que conectam o mundo físico ao digital deverão ser tendências fortes na NRF 2025. A experiência do consumidor ganhará cada vez mais destaque, sempre com foco nas interações e nas facilidades.
Para pequenos empreendedores, por exemplo, isso pode significar criar um espaço aconchegante e único, no qual os clientes queiram passar mais tempo. Dentro dessa perspectiva, o setor de athleisure, que combina conforto e estilo, continua a crescer, impulsionado pela mudança no estilo de vida dos consumidores.
Para saber mais e receber em primeira mão informações sobre as tendências e novidades da NRF 2025, acesse a comunidade do Sebrae RS no WhatsApp pelo link sebrae.rs/NRF-2025.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.