
Mais buscados: MEI credito SEI boas praticas Consultoria

Da Redação
O Sebrae RS está com inscrições abertas até o dia 17 de fevereiro (ou até quando durarem as vagas) para o novo ciclo do programa ALI Produtividade. Ao todo são 450 vagas, das quais 300 são para indústria. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmaisprodutivo.
O ALI Produtividade, que é oferecido como uma das fases do Programa Brasil Mais Produtivo, do Governo Federal, tem uma jornada de até seis meses. O intuito é estimular o aumento de produtividade e faturamento dos pequenos negócios e da inovação dos processos, produtos e/ou serviços, por meio de atividades de orientações e atendimento personalizado durante a jornada. Dentre essas atividades está o acompanhamento, diagnóstico e mapeamento inicial de um dos Agentes Locais Local de Inovação (ALIs) para as empresas, que as orientam para seus principais desafios, com realização de protótipos ou testes, identificação de soluções tecnológicas, contribuição para assimilar o processo em métodos ágeis e identificação de soluções sob medida, de acordo com as necessidades do negócio.
Em janeiro, 21 novos bolsistas do Programa Nacional Agentes Locais de Inovação (ALI) foram capacitados pela iniciativa ALI Produtividade. Entre os dias 20 e 24/01, os 18 agentes e três orientadores de todo o RS estiveram em Porto Alegre para o repasse da metodologia do programa, que em 2025 atenderá 900 micro e pequenas empresas, das quais 600 são indústrias.
“O programa contribui para um aumento médio de produtividade. As empresas do RS têm apresentado uma performance significativa ao participarem do programa. O ALI aborda questões como redução de custos e foco na inovação, além de proporcionar ganho de aprendizado com metodologias para implantar soluções viáveis para os negócios”, diz a gestora de projetos do Sebrae RS, Michele Seleri.
Essas empresas fazem parte da meta do Programa Brasil Mais Produtivo, do Governo Federal, e terão apoio do Sebrae RS para aumentar em 16,5% o Indicador de Produtividade. O objetivo é reduzir custos operacionais, impulsionar faturamento e fortalecer a competitividade dessas empresas. Esse impacto faz parte das Metas Organizacionais do Sistema Sebrae e reforça o compromisso com a transformação dos pequenos negócios.
De 2022 a 2024, o ALI Produtividade atendeu mais de cinco mil MPEs em 160 municípios do RS. Em 2024, o programa gerou um aumento médio de 18,6% no indicador de produtividade das empresas atendidas.
Vagas para micro e pequenas empresas gaúchas, nas diversas regiões do Estado:
Metropolitana – 75*
Serra Gaúcha – 100*
Vales do Taquari e do Rio Pardo – 50
Campanha e Fronteira Oeste – 50*
Sul – 75*
Norte – 50
Centro – 25*
Noroeste – 25
*Regionais que também atenderão comércio e serviços.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Fevereiro de 2026Tendência de bem-estar impulsiona pequenos negócios criativos e fortalece o empreendedorismo local no RS
SAIBA MAIS13 de Fevereiro de 2026
Rio Grande do Sul amplia o olhar sobre o turismo e aposta em experiências autênticas para além do inverno
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.