Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crédito sei BOAS Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Blockchain de vinhos gaúchos é apresentada no South Summit Brazil

Projeto do Sebrae RS e Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos garante rastreabilidade dos produtos com Denominação de Origem.

atualizado em: 11/04/25

Da Redação

COMPARTILHE

O rastreamento de vinhos gaúchos com Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos por meio de blockchain foi uma das inovações apresentadas durante o South Summit Brazil, evento de inovação e negócios que acontece em Porto Alegre até esta sexta-feira, 11. Em masterclass promovida pelo Sebrae RS hoje, 10, as vinícolas Don Cândido e Pizzato apresentaram os primeiros vinhos com Denominação de Origem do Vale do Vinhedos que podem ser rastreados a partir de uma plataforma de blockchain.  

A iniciativa foi conduzida pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) com o suporte do Sebrae RS. Segundo o gestor estadual de indicação geográfica do Sebrae RS, André Bordignon, foi detectada a necessidade de rastreabilidade nos produtos agroalimentares com indicação geográfica, a fim de proteger o território e qualificar o processo produtivo “Buscávamos um setor que já tivesse alcançado uma certa maturidade e produzido dados. Avaliamos que o segmento dos vinhos gaúchos atendia a essa demanda”, conta. 

A partir da plataforma blockchain, é possível realizar o registro detalhado e dar transparência a todo o ciclo produtivo do vinho classificado com uma Denominação de Origem (DO). A plataforma, recebeu o nome de “Origem RS”.  

Processo – Desenvolvida pelo Sebrae RS e o iCoLab, um instituto colaborativo de blockchain, a plataforma foi alimentada com dados da safra de 2022. A partir daí, foi gerado um NFT (token não fungível), que é um certificado digital de propriedade inviolável. Depois dessa etapa, foram impressos rótulos dos vinhos “tokenizados” com um QR Code.  

Ao escaneá-lo, o consumidor pode acessar os detalhes sobre cada produto, desde a documentação completa da vinícola e o registro da área produtiva, até as especificações da uva e as características do vinho, incluindo todo o histórico de produção. 

Atualmente, o projeto parte para uma segunda etapa, que prevê maior detalhamento do processo de certificação dos vinhos com Denominação de Origem e ampliação das vinículas participantes. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Abril de 2025

Empreendedores de diferentes partes do Brasil se mobilizam para participar da Feira Brasileira do Varejo

SAIBA MAIS

 

14 de Abril de 2025

Farroupilha avança no fortalecimento das agroindústrias com a implementação do eixo Inspeção Municipal

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/03/2025 16:30

Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em:

0