
Mais buscados: MeI Credito Sei Boas praticas consultoria

Da Redação
O Sebrae RS está levando uma comitiva de 8 gestores públicos de seis municípios do centro do Rio Grande do Sul para a IV edição do Transformar Juntos, evento promovido pelo Sebrae Nacional, que ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2025, no Royal Tulip, em Brasília/DF. O evento tem como propósito debater temas estratégicos relacionados à simplificação de processos de abertura e legalização de empresas, ao fortalecimento da produtividade dos pequenos negócios e à promoção de boas práticas em Compras Públicas.
O objetivo da participação da comitiva é se integrar ao debate técnico e a troca qualificada de experiências entre gestores públicos, lideranças locais, agentes de desenvolvimento e instituições. Nesta edição, o evento contará ainda com uma pauta especial sobre desenvolvimento sustentável diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e a formação de coalizões como estratégia para a solução de problemas públicos.
A comitiva do Sebrae RS inclui representantes de seis municípios:
Moedas sociais de Santiago serão apresentadas em painel:
Entre as atividades do evento, no dia 24 de julho, das 14h às 15h30, ocorrerá o painel “Bancos Comunitários e Moedas Sociais”, que contará com a participação do prefeito de Santiago, Marcelo Gorski de Matos. Ele apresentará os projetos Pila Verde e Pila Azul, iniciativas de destaque em educação ambiental e inclusão social da cidade. O painel contará também com a participação de Adinaldo do Nascimento Santos, ex-prefeito de Indiaroba/SE (2016 a 2024); Joaquim Melo, teólogo e especialista em desenvolvimento local, com atuação destacada em bancos comunitários e moedas sociais; e Marianita Mendonça, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae/SE.
Sobre o Pila Verde e Pila Azul
O Pila Verde foi criado com o propósito de incentivar a compostagem e a separação correta de resíduos orgânicos. Por meio dele, moradores podem trocar restos de alimentos por cédulas fictícias que podem ser utilizadas na compra de alimentos agroecológicos, produtos em feiras locais e serviços ofertados pelo município. O projeto contribui para reduzir o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário, estimular a economia solidária e fortalecer a agricultura familiar.
Já o Pila Azul amplia a proposta para os resíduos recicláveis, como plástico, papel, vidro, latinhas e garrafas PET. Os materiais podem ser trocados por cédulas que variam de 1 a 20 “Pilas Azuis” e que dão acesso gratuito a quadras esportivas, ginásios, campeonatos e ações de lazer promovidas pelo poder público. A moeda também valoriza a cultura e o pertencimento local, homenageando na arte das cédulas personalidades santiaguenses e elementos da flora nativa.
Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no site oficial: www.transformarjuntos2025.com.br
Siga o SEBRAE RS
Notícias
04 de Dezembro de 2025Sebrae RS articula Marau, Erechim e Passo Fundo em agenda estratégica de inovação
SAIBA MAIS04 de Dezembro de 2025
9ª edição do Programa O Empreendedor reúne 30 empresas e apresenta resultados do ano em Estação/RS
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.