
Mais buscados: mEI CREDITO SEI Boas Praticas Consultoria

Da Redação
O Brasil ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 64 milhões de CNPJs registrados, o que representa um crescimento de 7,72% em relação ao ano anterior. Desses, 25,3 milhões são empresas ativas, número que também apresentou uma alta expressiva de 16,11%. Os dados fazem parte da segunda edição do estudo “CNPJs do Brasil”, produzido pela BigDataCorp.
Grande parte desse avanço é impulsionada pelo crescimento do número de Microempreendedores Individuais (MEIs), categoria que tem facilitado o acesso de milhões de brasileiros à formalização, crédito e direitos previdenciários. No Rio Grande do Sul, esse movimento também é notado, mesmo após os efeitos da enchente que atingiu o estado em maio de 2024.
Segundo a 43ª edição da Pesquisa de monitoramento dos pequenos negócios do Sebrae RS, os pequenos negócios representam uma parcela expressiva da economia nacional, contribuindo para a geração de empregos, inovação e desenvolvimento local. A expectativa dos empreendedores para o próximo bimestre é positiva.
Cerca de 40% dos empresários planejam expandir seus negócios, demonstrando otimismo e confiança no mercado. Outros 51% pretendem manter suas operações no nível atual, o que indica estabilidade e uma visão cautelosa do cenário econômico. Por outro lado, aumentou para 7% o percentual de empreendedores que considera reduzir suas atividades (em maio era 3%), enquanto 2% cogitam encerrar seus negócios.
“Os dados mostram que os empreendedores estão mais confiantes e voltados ao crescimento de seus negócios. Esse movimento reforça o quanto o MEI é fundamental para a recuperação da economia gaúcha. E o principal alerta é: é preciso investir em gestão e planejamento para que esse crescimento seja sustentável”, detalha Giulia Mattos, especialista em MEIs do Sebrae RS.
Destaca-se ainda que 13% dos pequenos negócios seguem em processo de reconstrução, evidenciando que, mesmo após mais de um ano, os impactos das enchentes que atingiram o estado ainda são sentidos. Diante desse cenário, reforça-se a importância de investir em planejamento estratégico, boas práticas de gestão financeira, acesso a crédito adequado e capacitação profissional, como forma de garantir maior estabilidade e promover o crescimento sustentável dos negócios.
Negociação da dívida ativa Outro desafio recorrente para quem empreende é manter as obrigações tributárias em dia. A complexidade da gestão fiscal, somada à sobrecarga de tarefas e à instabilidade financeira, muitas vezes leva à inadimplência involuntária. Nesse contexto, iniciativas como o Edital PGDAU 11/2025, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, representam uma oportunidade importante de regularização.
A medida permite negociar débitos inscritos em dívida ativa da União por meio de diferentes modalidades de transação, adaptadas à realidade de cada contribuinte, como capacidade de pagamento, dívidas de pequeno valor, débitos de difícil recuperação ou garantidos por seguro. O prazo para adesão vai até o dia 30 de setembro de 2025, oferecendo uma alternativa concreta para quem precisa reorganizar suas finanças e seguir empreendendo de forma sustentável.
Um caminho simples para formalizar o sonho de empreender O Microempreendedor Individual é uma categoria jurídica simplificada voltada para quem trabalha por conta própria e quer ter um CNPJ, poder emitir nota fiscal, contribuir para a Previdência e pagar menos impostos.
Para ser MEI, é necessário:
● Faturar até R$ 81 mil por ano;
● Não participar como sócio ou titular de outra empresa;
● Exercer uma atividade permitida pela legislação do MEI;
● Ter no máximo um funcionário.
O Sebrae RS oferece orientação gratuita para quem quer se formalizar, além de apoio na declaração anual, esclarecimentos sobre direitos e deveres, cursos e consultorias personalizadas para o crescimento e profissionalização do negócio.
Canais de atendimento:
• Unidades regionais
• Whatsapp (51) 32165000
• Chat no site www.sebraers.com.br
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.