
Mais buscados: mei CREDITO Sei Boas Praticas consultoria

Da Redação
Durante a Expointer 2025, o aroma e o sabor dos queijos e doces de leite artesanais do Rio Grande do Sul prometem conquistar paladares e reforçar uma narrativa de sucesso que vem sendo construída com apoio técnico, qualificação e acesso a mercados promovidos pelo Sebrae RS.
No Pavilhão da Agricultura Familiar e no estande do Sebrae, o público poderá vivenciar experiências sensoriais com oficinas de harmonização de queijos, doces de leite, vinhos e espumantes. Uma vitrine do que há de mais autêntico e inovador na produção gaúcha.
“O Rio Grande do Sul tem se destacado pela produção de queijos autorais, que unem tradição e criatividade. Um exemplo é o queijo com erva-mate da Laticínios Pipo, que remete às raízes culturais do estado e costuma ser um dos grandes sucessos da feira. Outro destaque é a Intenso, que aposta em queijos à base de iogurte e doces de leite com sabores inusitados como açaí, limão e o doce de leite alcoólico com licor de morango, que será lançado na Expointer”, detalha Aline Balbinoto, analista de Competitividade Setorial do Sebrae RS.
Além disso, o Queijo Artesanal Serrano, com Indicação Geográfica reconhecida, representa a força da tradição nos Campos de Cima da Serra. Produzido com leite cru e maturado na própria propriedade, ele carrega mais de 200 anos de história e é hoje símbolo de identidade regional.
Ao lado dos empreendedores, o Sebrae RS tem sido peça-chave na qualificação dos produtores, promovendo capacitações, assistência técnica e ações voltadas à legalização das queijarias artesanais. Através do projeto estadual de leite e derivados, produtores foram inseridos no selo Arte, que permite a comercialização nacional de produtos artesanais de origem animal.
Mais do que isso, o Sebrae RS tem levado os produtores a feiras nacionais, como o Prêmio Queijo Brasil, em Blumenau, onde queijarias gaúchas conquistaram setenta e seis medalhas, um feito que coloca o estado em destaque.“A participação em eventos como esse tem sido decisiva para o acesso a novos mercados e para o reconhecimento da qualidade dos produtos gaúchos”, afirma Balbinoto.
Competitividade com sabor gaúcho
Minas Gerais é reconhecida como o berço do queijo artesanal brasileiro, com regiões como Serro e Canastra que mantêm métodos tradicionais e recebem prêmios internacionais. No entanto, o Rio Grande do Sul tem mostrado que também sabe fazer queijo com excelência. A diversidade de sabores, a busca por inovação e a valorização da matéria-prima local têm sido os diferenciais que colocam os queijos gaúchos em posição de destaque.
Neste sentido, a presença dos produtores na Expointer é uma oportunidade de ouro para divulgar esse trabalho. No espaço de harmonização do Sebrae RS, localizado no pavilhão internacional, os visitantes poderão degustar queijos e doce de leite premiados. Além da experiência gastronômica, o evento também será palco para negócios, com a presença de compradores internacionais e ações voltadas à exportação.
“O queijo gaúcho não é apenas um produto, é uma expressão de cultura, inovação e empreendedorismo. E com o apoio do Sebrae RS, ele está conquistando espaço, prêmios e paladares em todo o Brasil”, comemora Balbinoto.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.