
Mais buscados: MEi credito SEI Boas Praticas Consultoria

Da Redação
Em parceria com o Sebrae RS, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Meio Ambiente de Cruz Alta, lança no dia 29 de setembro o Programa Cidade Empreendedora. A solenidade de adesão ao programa ocorre às 17h no estande da Prefeitura na Fenatrigo 2025. O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. Em Cruz alta, o foco da atuação será através dos planos de inovação e agronegócio.
Através da inovação se busca desenvolver estratégias para transformação digital, promover um ecossistema de inovação que possibilite novas oportunidades e um ambiente mais favorável ao empreendedorismo. Já por meio do agronegócio o objetivo é valorizar com capacitações e melhorias dos processos no setor para seguir criando oportunidades.
O Programa tem a missão de engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas para apoio e fortalecimento do empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, com a institucionalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A iniciativa teve sua implementação no Rio Grande do Sul a partir de 2020.
Com a adesão, Cruz Alta passa a trabalhar o plano de Inovação com as seguintes ações em eixos Gestão Municipal e Desburocratização:
• Programa de Inovação Interna: desenho do programa, mapeamento de necessidades e realização e formação em cultura da inovação.
• Missão Internacional: Participação em missão técnica.
• Oficina de Ambientes Experimentais de Inovação.
• Formação do Ecossistema de Inovação: Encontro formativo voltado à articulação de atores locais e fortalecimento do ecossistema.
• Consultoria para o Ecossistema de Inovação: estruturação e desenvolvimento de estratégias locais.
• Consultoria para Criação da Lei de Inovação: elaboração do marco legal municipal.
• Regulamentação da Lei de Inovação.
Já o Plano de Agronegócio conta com ações em eixos de Desburocratização e Compras Governamentais:
• Programa de Estímulo à Legalização de Agroindústrias: voltada à orientação e apoio na formalização de agroindústrias locais.
• Workshop “Comprando da Agricultura Familiar”: curso de formação.
• Consultoria para Aquisição da Agricultura Familiar: destinada a apoiar o município na estruturação de processos de compras públicas da agricultura familiar.
Para o Analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Michel Kesseler, a adesão ao Programa é um marco importante para o território: “O Programa Cidade Empreendedora oferece ferramentas concretas para capacitar gestores, aprimorar processos e institucionalizar práticas que beneficiam micro e pequenas empresas”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
04 de Dezembro de 2025Sebrae RS articula Marau, Erechim e Passo Fundo em agenda estratégica de inovação
SAIBA MAIS04 de Dezembro de 2025
9ª edição do Programa O Empreendedor reúne 30 empresas e apresenta resultados do ano em Estação/RS
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.