
Mais buscados: MeI Crédito Sei BOAS Praticas consultoria

Da Redação
Em parceria com o Sebrae RS, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Meio Ambiente de Cruz Alta, lança no dia 29 de setembro o Programa Cidade Empreendedora. A solenidade de adesão ao programa ocorre às 17h no estande da Prefeitura na Fenatrigo 2025. O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. Em Cruz alta, o foco da atuação será através dos planos de inovação e agronegócio.
Através da inovação se busca desenvolver estratégias para transformação digital, promover um ecossistema de inovação que possibilite novas oportunidades e um ambiente mais favorável ao empreendedorismo. Já por meio do agronegócio o objetivo é valorizar com capacitações e melhorias dos processos no setor para seguir criando oportunidades.
O Programa tem a missão de engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas para apoio e fortalecimento do empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, com a institucionalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A iniciativa teve sua implementação no Rio Grande do Sul a partir de 2020.
Com a adesão, Cruz Alta passa a trabalhar o plano de Inovação com as seguintes ações em eixos Gestão Municipal e Desburocratização:
• Programa de Inovação Interna: desenho do programa, mapeamento de necessidades e realização e formação em cultura da inovação.
• Missão Internacional: Participação em missão técnica.
• Oficina de Ambientes Experimentais de Inovação.
• Formação do Ecossistema de Inovação: Encontro formativo voltado à articulação de atores locais e fortalecimento do ecossistema.
• Consultoria para o Ecossistema de Inovação: estruturação e desenvolvimento de estratégias locais.
• Consultoria para Criação da Lei de Inovação: elaboração do marco legal municipal.
• Regulamentação da Lei de Inovação.
Já o Plano de Agronegócio conta com ações em eixos de Desburocratização e Compras Governamentais:
• Programa de Estímulo à Legalização de Agroindústrias: voltada à orientação e apoio na formalização de agroindústrias locais.
• Workshop “Comprando da Agricultura Familiar”: curso de formação.
• Consultoria para Aquisição da Agricultura Familiar: destinada a apoiar o município na estruturação de processos de compras públicas da agricultura familiar.
Para o Analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Michel Kesseler, a adesão ao Programa é um marco importante para o território: “O Programa Cidade Empreendedora oferece ferramentas concretas para capacitar gestores, aprimorar processos e institucionalizar práticas que beneficiam micro e pequenas empresas”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.