O Ecossistema de Inovação de Santa Maria, Inova Centro, integrou a programação do ELI Summit Nacional 2025, realizado de 4 a 6 de novembro, no Centro de Convenções de Natal (RN), encontro que reúne ecossistemas brasileiros para troca de experiências, capacitação técnica e articulação da quadrupla hélice — governo, empresas, academia e sociedade civil — com foco em desenvolvimento territorial por meio da inovação.
A comitiva santa-mariense levou cinco representantes, reforçando o compromisso do Inova Centro com a integração regional e a construção de soluções colaborativas para desafios locais, conectando Santa Maria às principais referências do país em inovação e empreendedorismo.
Destaque da participação foi a apresentação da Trilha de Inovação para os Negócios Tradicionais, que compartilhou a metodologia como uma jornada coletiva inspirada na metáfora da subida de uma montanha para mapear dores, práticas já adotadas, ideias e bloqueios à inovação nas empresas.
Para a Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Cibele Bolzan Scherer, a presença do Inova Centro no ELI Summit “fortalece a governança local, amplia conexões em nível nacional e consolida uma agenda de inovação que também contempla os negócios tradicionais, com foco em resultados mensuráveis, cooperação entre instituições e desenvolvimento regional sustentável.”
Santa Summit 2025
O ecossistema fomentou eventos e movimentos setoriais com protagonismo compartilhado. Entre as principais entregas, o Santa Summit 2025 consolidou-se como o maior evento de inovação e empreendedorismo do centro do Rio Grande do Sul, mobilizando todo o território. Mais do que um evento, o Santa Summit é a maior entrega do Inova Centro — uma iniciativa que não busca lucro, mas legado, construída para gerar pertencimento, estimular a discussão e reimaginar o futuro da região. Realizado pela força do coletivo, o movimento não tem um dono, mas sim uma rede de pessoas e instituições comprometidas com o desenvolvimento regional. Entre suas ações, destacam-se a primeira “batalha de startups” da cidade, o primeiro congresso das mulheres do agro, um encontro temático sobre turismo, negócios e desenvolvimento regional, e um palco dedicado ao varejo, voltado à inovação em negócios tradicionais e marketing.