
Mais buscados: mei CREDITO SEI Boas Praticas Consultoria

Da Redação
O Sebrae RS, por meio do programa Cidade Empreendedora, apoiou o lançamento do Ecossistema de Inovação de Carazinho, realizado na noite desta segunda-feira (15), no auditório do SESC Carazinho. A iniciativa marca um importante avanço na construção de um ambiente colaborativo voltado à inovação, à qualificação profissional e ao fortalecimento do desenvolvimento econômico local.
O ecossistema de inovação é estruturado a partir da articulação entre poder público, instituições de ensino, empresas e entidades parceiras, formando um ambiente de aprendizagem, criação e cooperação. A proposta é estimular o desenvolvimento de projetos inovadores, ampliar a competitividade dos negócios e gerar soluções alinhadas às necessidades do território.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente de Carazinho, Rafael Jacques de Oliveira, o lançamento do ecossistema representa uma virada estratégica para o município. “Ao longo deste ano, Carazinho iniciou uma das jornadas mais importantes de sua história recente: a construção de um Ecossistema de Inovação consistente, planejado e participativo. Reunimos universidades, empresas, entidades e lideranças para diagnosticar a realidade do município, identificar seus potenciais e construir, de forma colaborativa, os direcionadores estratégicos que irão nortear a inovação nos próximos anos”, destaca.
Para o gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS, Euclides Spies, o lançamento do ecossistema reforça a atuação do Sebrae como agente indutor do desenvolvimento regional.
“O Sebrae atua para conectar pessoas, instituições e empresas em torno de um objetivo comum: criar ambientes mais favoráveis ao empreendedorismo e à inovação. O Ecossistema de Inovação de Carazinho nasce como uma estratégia estruturante, que fortalece o capital humano, estimula a cooperação e gera impacto direto no desenvolvimento do município”, ressalta.
Como primeira ação do Ecossistema de Inovação de Carazinho, durante o ato de lançamento foi formalizado o primeiro Termo de Cooperação. O documento foi assinado por Silvio Medeiros Joaquim, diretor da UPF Campus Carazinho, e Maurício Pelegrin, empresário da Pelegrin Elétrica Industrial. A parceria prevê a cessão das instalações da empresa para a realização do curso de Eletrotécnica, ampliando a oferta de qualificação profissional no município e atendendo uma demanda estratégica do setor produtivo por mão de obra especializada.
Segundo Euclides Spies, a iniciativa está alinhada à metodologia do programa Cidade Empreendedora, que busca soluções práticas e integradas para os desafios locais.
“Quando promovemos a integração entre educação, setor produtivo e gestão pública, estamos criando bases sólidas para o desenvolvimento sustentável. O Cidade Empreendedora atua justamente nesse sentido, apoiando municípios na construção de estratégias de longo prazo que fortalecem a economia e os pequenos negócios”, completa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
18 de Dezembro de 2025Sebrae RS e Aurora Coop encerram treinamento QT Rural com certificação de 19 famílias
SAIBA MAIS18 de Dezembro de 2025
Programa Cidade Empreendedora impulsiona Ecossistema de Inovação de Carazinho
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.