Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito sei boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Programa Cidade Empreendedora impulsiona Ecossistema de Inovação de Carazinho

atualizado em: 18/12/25

Da Redação

COMPARTILHE

O Sebrae RS, por meio do programa Cidade Empreendedora, apoiou o lançamento do Ecossistema de Inovação de Carazinho, realizado na noite desta segunda-feira (15), no auditório do SESC Carazinho. A iniciativa marca um importante avanço na construção de um ambiente colaborativo voltado à inovação, à qualificação profissional e ao fortalecimento do desenvolvimento econômico local.

O ecossistema de inovação é estruturado a partir da articulação entre poder público, instituições de ensino, empresas e entidades parceiras, formando um ambiente de aprendizagem, criação e cooperação. A proposta é estimular o desenvolvimento de projetos inovadores, ampliar a competitividade dos negócios e gerar soluções alinhadas às necessidades do território.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente de Carazinho, Rafael Jacques de Oliveira, o lançamento do ecossistema representa uma virada estratégica para o município. “Ao longo deste ano, Carazinho iniciou uma das jornadas mais importantes de sua história recente: a construção de um Ecossistema de Inovação consistente, planejado e participativo. Reunimos universidades, empresas, entidades e lideranças para diagnosticar a realidade do município, identificar seus potenciais e construir, de forma colaborativa, os direcionadores estratégicos que irão nortear a inovação nos próximos anos”, destaca.

Para o gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS, Euclides Spies, o lançamento do ecossistema reforça a atuação do Sebrae como agente indutor do desenvolvimento regional.

“O Sebrae atua para conectar pessoas, instituições e empresas em torno de um objetivo comum: criar ambientes mais favoráveis ao empreendedorismo e à inovação. O Ecossistema de Inovação de Carazinho nasce como uma estratégia estruturante, que fortalece o capital humano, estimula a cooperação e gera impacto direto no desenvolvimento do município”, ressalta.

Como primeira ação do Ecossistema de Inovação de Carazinho, durante o ato de lançamento foi formalizado o primeiro Termo de Cooperação. O documento foi assinado por Silvio Medeiros Joaquim, diretor da UPF Campus Carazinho, e Maurício Pelegrin, empresário da Pelegrin Elétrica Industrial. A parceria prevê a cessão das instalações da empresa para a realização do curso de Eletrotécnica, ampliando a oferta de qualificação profissional no município e atendendo uma demanda estratégica do setor produtivo por mão de obra especializada.

Segundo Euclides Spies, a iniciativa está alinhada à metodologia do programa Cidade Empreendedora, que busca soluções práticas e integradas para os desafios locais.

“Quando promovemos a integração entre educação, setor produtivo e gestão pública, estamos criando bases sólidas para o desenvolvimento sustentável. O Cidade Empreendedora atua justamente nesse sentido, apoiando municípios na construção de estratégias de longo prazo que fortalecem a economia e os pequenos negócios”, completa.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Abril de 2026

StartupRS abre inscrições para programa que conecta startups ao varejo gaúcho

SAIBA MAIS

 

17 de Abril de 2026

Feira Brasileira de Varejo reunirá grandes nomes do setor em maio

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 09/01/2026 16:00

Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York

Sebrae RS Podcast 19/12/2025 12:00

Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: