
Mais buscados: mEI credito SEI Boas praticas Consultoria

Da Redação
As 31 Salas do Empreendedor da região Centro do Rio Grande do Sul foram essenciais para o desenvolvimento e a sobrevivência das micro e pequenas empresas (MPEs) em 2025. O total de 24.002 atendimentos remotos e presenciais representa um crescimento de 20,3% a mais que os 19.949 de 2024. As Salas funcionam como pontos focais de atendimento a MPEs e empreendedores potenciais, com apoio do Sebrae RS e das prefeituras municipais.
Os espaços facilitam abertura, regularização e gestão de pequenos negócios, oferecendo informações, capacitação, consultorias, formalização empresarial, orientações sobre legislações e acesso a programas de incentivo. Assim, impulsionam o desenvolvimento econômico e social local.
Entre as 10 principais colocadas no ranking de atendimentos em 2025 estão as Salas de:
As outras 21 Salas do Empreendedor que também registraram atendimentos estão localizadas nas cidades de Alto Alegre, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Campos Borges, Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Jaguari, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quinze de Novembro, Restinga Seca, Salto do Jacuí, São João do Polêsine, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul e Unistalda.
Crescimento recorde consecutivo:
Historicamente, em 2022, foram realizados 11.246 atendimentos. No ano seguinte, esse número cresceu para 17.383, representando um aumento de aproximadamente 54,6% em relação ao ano anterior. Já em 2024, o crescimento continuou, com 19.949 atendimentos, um acréscimo de cerca de 14,8% em comparação a 2023. Com 24.002 atendimentos remotos e presenciais em 2025, o aumento em relação ao ano anterior chegou ao crescimento de 20,3%.
Para o Gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS, Michel Kesseler, esse crescimento expressivo reflete tanto a maior demanda por apoio às MPEs quanto o impacto do número recorde de 31 Salas do Empreendedor abertas na região Centro. Michel explica que essa expansão é estratégica e ampliou o acesso aos serviços essenciais, consolidando as Salas como pilares indispensáveis para a resiliência e o desenvolvimento dos pequenos negócios locais: “os números mostram não apenas o aumento na busca por suporte, mas também a confiança dos empreendedores no papel das Salas como aliadas estratégicas. Cada atendimento é uma chance de fomentar novos negócios, fortalecer os já existentes e estimular o desenvolvimento econômico local”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
08 de Janeiro de 2026Com 24 mil atendimentos em 2025, Salas do Empreendedor fortalecem o ambiente de negócios em 31 municípios da região centro
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2026
Passo do Sobrado assina contrato do Programa Cidade Empreendedora Retomada
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.