
Mais buscados: mEI crEdito Sei Boas Praticas consultoria

Da Redação
Estão abertas até o dia 31 de janeiro as inscrições para o StartupRS StartHer, programa que irá selecionar e apoiar startups de base tecnológica lideradas por mulheres em todo o Rio Grande do Sul. A iniciativa é promovida pelo Sebrae RS e pela Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o Instituto Ladies in Tech, com foco no fortalecimento da participação feminina no ecossistema de inovação.
Voltado a startups em estágio de ideação, o programa selecionará 10 negócios com potencial de escalabilidade e uso da tecnologia como diferencial competitivo. As soluções podem estar direcionadas, preferencialmente, às áreas de EdTech e GovTech, embora ideias de outros segmentos também sejam elegíveis.
De acordo com João Neto, Analista de Articulação de Projetos de Inovação do Sebrae, o programa reforça o compromisso da instituição com a diversidade e o empreendedorismo feminino. “O StartupRS StartHer foi estruturado para apoiar mulheres empreendedoras desde as fases iniciais, oferecendo metodologia, conexões e capacitação para transformar boas ideias em negócios inovadores e sustentáveis”, destaca.
Podem participar startups fundadas ou lideradas por mulheres, de base tecnológica, com ou sem CNPJ, desde que estejam sediadas no Rio Grande do Sul. A avaliação considerará critérios como inovação da solução, potencial de mercado, equipe e aderência aos desafios propostos.
A metodologia do programa integra a trilha StartupRS Start, que contempla workshops, rodas de aprendizagem, validação de problema e solução, estruturação do MVP e desenvolvimento de pitches. Entre os benefícios estão a possibilidade de validação de Prova de Conceito (PoC) com a Prefeitura de Porto Alegre, mentorias com o Instituto Ladies in Tech, participação facilitada em feiras e eventos nacionais e internacionais e acesso a créditos em plataformas parceiras do Sebrae Startups.
Para Aline Busch, cofundadora do Ladies in Tech, o programa representa uma oportunidade estratégica para ampliar o protagonismo feminino. “Ao criar um ambiente de apoio e visibilidade para mulheres que empreendem com tecnologia, o StartHer contribui para reduzir desigualdades históricas e fortalecer soluções mais diversas e inovadoras para a sociedade”, afirma.
Vanessa Leite, CEO da PDM Desenvolvimento de Sistemas, empresa proprietária da plataforma Didati, destaca a importância do apoio institucional para o fortalecimento do empreendedorismo feminino e da inovação. Em 2024, a startup foi selecionada para o AceleraX, programa do Sebrae RS em parceria com o município de Porto Alegre, voltado à aproximação entre startups e o setor público.
Luiz Carlos Pinto, Secretário de Inovação de Porto Alegre, revela que a prefeitura tem grande expectativa no novo edital que foi planejado para apoiar e alavancar negócios inovadores e
de base tecnológica com elevado potencial de crescimento liderados por empreendedoras. “Essa ação especial do Programa Forja de Inovação e do Programa de Empreendedorismo Feminino da PMPA foi desenhada em parceria com o Sebrae RS e com o Ladies In Tech buscando criar um programa com que contemple a potencialidade e os desafios específicos da lideranças femininas, cada vez mais atuantes e importantes no nosso ecossistema de inovação. Faz parte de uma estratégia ecossistêmica que almeja cada vez mais fazer de Porto Alegre uma capital da inovação inclusiva, aberta, colaborativa e dotada de um olhar de impacto e empatia, que faça todos os empreendedores e empreendedoras a se sentirem bem vindos para fazer parte de nosso ecossistema ou testar suas soluções em nossa cidade. E ficamos duplamente contentes com a adesão do Govtech Lab à iniciativa”, comemora. Protagonismo feminino Segundo a empreendedora, “programas como o StartupRS StartHer são fundamentais para aproximar startups do setor público, criando um ambiente seguro para testar, validar e evoluir soluções inovadoras”. A partir da participação no AceleraX, a Didati passou a atuar junto à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), onde foi realizada uma prova de conceito (POC) em ambiente real.
Como resultado do processo, a empresa teve a oportunidade de manter o fornecimento da tecnologia ao longo de 2025. “Isso fortaleceu o uso da tecnologia, possibilitou o aprimoramento de funcionalidades e a criação de conexões estratégicas que impulsionaram o crescimento do negócio e a consolidação do Didati como solução para o setor público”, conclui.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site
https://programas.sebraestartups.com.br/in/startuprs-starther-1765556949532×460459118215299100.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Janeiro de 2026StartupRS StartHer abre inscrições para startups lideradas por mulheres no Rio Grande do Sul
SAIBA MAIS13 de Janeiro de 2026
ProspectaBio consolida trajetória como Deep Tech do agro com apoio estratégico do Sebrae RS
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.