Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito SEI boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae RS leva empreendedores gaúchos para a BTL 2026, em Lisboa

 Imersão internacional fortalece estratégia de posicionamento do turismo do Estado no mercado europeu

atualizado em: 10/02/26

Da Redação

COMPARTILHE

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) é uma das maiores e mais relevantes feiras do setor na Europa, reunindo destinos, empresas, compradores internacionais e profissionais do turismo do mundo inteiro. Considerada uma vitrine estratégica para quem busca acesso ao mercado europeu, a BTL será realizada entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março de 2026, em Lisboa, Portugal.

Com o objetivo de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no cenário internacional e gerar novas oportunidades comerciais para o setor, o Sebrae RS promove a Imersão Internacional BTL 2026, iniciativa que levará empreendedores gaúchos para uma agenda completa de negócios e conexões durante o período do evento.

A missão é realizada em parceria com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur), ABAV e Investe RS, e integra a preparação do Estado para fortalecer sua atuação no mercado global. A programação inclui participação como expositor na feira, visitas técnicas, agendas comerciais, ações de qualificação e networking com operadores internacionais. O período da missão será de 21 de fevereiro a 3 de março de 2026.

Voltada a empresas do turismo receptivo do Rio Grande do Sul, especialmente aquelas que comercializam produtos de experiência com potencial para o mercado europeu, a imersão busca impulsionar a internacionalização de empreendimentos e consolidar o Estado como destino competitivo fora do Brasil.

“A estratégia da imersão é qualificar e posicionar empresas preparadas para atuar internacionalmente, conectando o turismo gaúcho a oportunidades reais de mercado e relacionamento com compradores estrangeiros”, destaca Amanda Paim, coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae RS.

Para o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, a participação do Estado na BTL 2026 reforça uma estratégia contínua de posicionamento internacional do turismo gaúcho. “Ao apoiar iniciativas como a Imersão Internacional promovida pelo Sebrae RS, em parceria com a Setur, ABAV e Invest RS, criamos condições para que empreendedores gaúchos acessem novos mercados, ampliem negócios e apresentem ao público europeu experiências qualificadas e autênticas do Rio Grande do Sul. Essa articulação fortalece a imagem do Estado no cenário internacional e contribui para a geração de oportunidades concretas para o setor”, destacou.

Entre os participantes, a expectativa vai além da presença institucional na feira. Para os empreendedores, a imersão representa uma oportunidade concreta de gerar negócios, estabelecer parcerias e compreender melhor as exigências do público europeu.

O diretor da Galápagos Tour Ltda, de Porto Alegre, Paulo Gusmão, afirma que participar da BTL 2026 será um passo importante para ampliar a visibilidade do Rio Grande do Sul e apresentar ao mercado internacional experiências consolidadas do Estado.

“Participar da BTL Lisboa 2026 junto com o Sebrae e a Setur será uma experiência incrível, especialmente por ser a minha primeira participação no evento. Estou bastante ansioso para dialogar com compradores internacionais e apresentar o que o nosso Estado tem de melhor no turismo. A expectativa é gerar bons negócios e fortalecer a presença e o reconhecimento do Rio Grande do Sul como destino turístico”, destaca.

Segundo ele, embora a empresa atue nas 28 regiões turísticas do Estado, nesta edição a atuação será direcionada a três destinos estratégicos: Missões Jesuíticas, Ametista do Sul, em conjunto com o Salto do Yucumã, e os Canyons do Rio Grande do Sul.

Já o sócio-diretor da Agência Eco Hotel, Emiliano Fernandes Brugnera, ressalta que a participação em edições anteriores trouxe aprendizado e agora a expectativa é atuar com foco mais comercial.

“Na primeira edição fomos para entender como funcionava a feira, conhecer o mercado e iniciar relacionamento com alguns operadores turísticos. Nesta segunda edição, estamos indo com uma visão mais comercial e em busca de parcerias para fechamento de negócio. Estamos trabalhando com os consultores para ajustar o produto conforme o mercado, com ações pré e pós feira”, afirma.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

10 de Fevereiro de 2026

Da NRF para a vitrine: empreendedor gaúcho aplica tendências globais no varejo local com apoio do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

10 de Fevereiro de 2026

Sebrae RS leva empreendedores gaúchos para a BTL 2026, em Lisboa

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 09/01/2026 16:00

Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York

Sebrae RS Podcast 19/12/2025 12:00

Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: